Por Redação – Foto Sandra Travasso/ALBA

Evento proposto pelo deputado Robinson Almeida acontece na sexta-feira, dia 12, às 9h

Uma audiência pública, proposta pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), debaterá políticas públicas e os desafios para literatura periférica na Assembleia Legislativa da Bahia, na sexta-feira (12), a partir das 9 horas. Segundo o parlamentar, é importante trazer a periferia para o centro do debate de políticas culturais e a literatura periférica é uma realidade que precisa ser fortalecida nas comunidades. Robinson Almeida também ressalta que escritores e artistas literários que produzem suas obras sobre e na periferia precisam ser inseridos na política de fomento para sobreviver da sua arte. Na audiência pública o legislador espera ouvir esses agentes culturais e poder contribuir com a literatura que lança um olhar diferenciado sobre a periferia.

“A cultura acontece de forma muita viva e pulsante nas comunidades. Em Salvador, Feira de Santana, no Recôncavo e todo interior do estado, por exemplo, você tem grandes talentos revelados e muitos a ser descobertos, que dão importantes contribuições para nossa cultura”, afirmou Robinson.

“Então é preciso compreender essa realidade, entender as necessidades existentes e fortalecer os espaços literários, os produtores, que estão na periferia resistindo e valorizando a história e os valores da nossa gente”, enfatizou o deputado do PT.

Entre as entidades e coletivos que vão participar da audiência pública estão a coordenação da Periferia Brasileira de Letras, Rede de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul; o Projeto Poesia OuVida; o Grupo de Arte Popular A Pombagem, a Secretaria de Cultura, além das representações dos Ministérios da Igualdade Racial e da Cultura e da Fundação Nacional das Artes.