Por Redação – Credito/ Divulgação

Projeto da professora do sul do estado incentiva a leitura e valoriza a literatura nacional

Quem ama ler não se contenta em ter os livros só para si. Na maioria das vezes, quer presentear os amigos com livros, incentivar a leitura dos filhos, alunos e de quem está por perto e até se tornar escritor. Tem gente que não quer só escrever livros, mas também uma história que aproxima o livro de muitas outras mãos. É o caso da professora baiana Neila Bruno. A educadora não se contentou com o lançamento do seu primeiro livro Maricotas Formigas (2012) e resolveu criar um Clube do Leitor. “Sempre fui apaixonada pela literatura, então tive a ideia de criar meu próprio projeto, com o intuito de trazer pra perto pessoas que também apreciam e valorizam o hábito da leitura”, conta Neila Bruno, que é doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Crédito Divulgação

A mais nova novidade do Clube é o Catálogo com indicações de Livros 2024. Com 137 páginas, o catálogo foi preparado para promover autores nacionais e divulgar novas obras no país. O apanhado generoso reúne dicas de livros de vários estilos, a imagem das capas dos livros, biografia e foto dos escritores, além dos principais detalhes técnicos das obras. “Nossa intenção é que as pessoas conheçam melhor alguns autores nacionais, autores excepcionais, com conteúdo diverso, rico e abrangente, para apresentá-los nas escolas, feiras, bienais, festas literárias. Esta é mais uma ação importante do Clube do Leitor para divulgar a literatura e estimular a cultura da leitura no país”, destaca a fundadora do Clube do Leitor.

Romances, biografias, livros infantis e de não ficção ou poesia, a seleção de títulos do tem opções para agradar leitores de todos os gostos. O Catálogo pode ser baixado gratuitamente através do link https://clubedoleitor.net.br/catalogo. Incentivar o hábito da leitura, promover a literatura brasileira, aproximar leitores e escritores e abri espaço para debates e reflexões são alguns dos objetivos do Clube do Leitor. “Acabamos de lançar também a nossa primeira gincana, que já está em curso e termina 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil. O vencedor será premiado com um kit de livros e um Kindle 11ª Geração”, conta Bruno.

Atualmente, 17 autores participam do Clube do Leitor. Com três livros publicados, o escritor cearense Alipio Rangel, que hoje mora em Jundiaí, começou a seguir o instagram do Clube e fazer ações pontuais. “Fui aos poucos para observar e gostei muito do comprometimento dos organizadores do projeto. A organização é muito dedicada”, avalia Alipio, contanto que resolveu aderir ao Catálogo de Autores do Clube como uma forma de contribuir com o propósito e também fortalecer sua carreira literária. “Em março, disponibilizei um livro meu para o sorteio e tive uma resposta muito boa da ganhadora, que passou a me acompanhar no instagram. Criamos um vínculo bacana”, celebra o escritor.

O Clube do Leitor surgiu como uma iniciativa para tornar a leitura mais acessível e mais atrativa para crianças e jovens. O sucesso foi tanto que acabou atraindo o interesse do público adulto também. Por meio de encontros periódicos, debates, oficinas, gincanas literárias e outras atividades culturais, algumas remotas outras presenciais, o Clube do Leitor estabelece um diálogo vivo e dinâmico entre os leitores e escritores. E o que é melhor: com todas as atividades gratuitas para leitores. Os estímulos positivos para a leitura são tantos que, em menos de dois anos de conta criada no Instagram, a comunidade tem mais de 17 mil seguidores e um público super engajado atento aos às atividades, eventos, sorteios e sorteios de livros.

Como participar do Clube do Leitor?

Leitores precisam apenas acessar o site do Clube do Leitor, seguir o instagram para ficar por dentro das atividades e sorteios e participar do Círculo de Leitores do Clube. Autores interessados em participar do Clube do Leitor podem entrar em contato para ter suas obras analisadas. “Já vivemos o nosso propósito, que é incentivar a leitura. Essa missão faz parte da minha vida. A minha bandeira é a leitura”, conclui Neila Bruno.

Conheça a baiana que fundou o Clube do Leitor?

Neila Bruno, fundadora do Clube do Livro – Crédito Divulgação

Neila Bruno nasceu em Gandu, em 1982, mora em Itamari, no sul da Bahia. É autora de Maricota e as Formigas e O Jabuti Encantado e coautora do romance juvenil O Coração de Dragão, juntamente com Antônio Roque Júnior. É professora do Ensino Médio e ministra oficinas de escrita criativa, palestras e contação de histórias. Organizou a coletânea Contos: Novos Autores (ed. Canal 6). É graduada em Letras (UESB), mestre em Letras, Linguagens e Representações (UESC) e doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).