Por Redação – Foto: Mauro Pimentel / AFP

A seleção brasileira perdeu duas posições no ranking de seleções da Fifa (Federação Internacional de Futebol) devido ao desempenho insatisfatório nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

No ranking de seleções da Fifa (Federação Internacional de Futebol) atualizado nesta quinta-feira (30), o Brasil caiu para a quinta posição, em comparação com a terceira posição registrada em setembro. Essa é a pior colocação desde agosto de 2016, quando o país ocupava a nona posição.

A queda no ranking reflete as derrotas da equipe nas partidas classificatórias para o Mundial. Nas últimas rodadas da competição, o Brasil sofreu uma sequência inédita de três derrotas consecutivas, contra Uruguai (2 x 0), Colômbia (2 x 1) e Argentina (1 x 0).

A pior posição já atingida pela seleção pentacampeã no ranking da Fifa, criado em 1993, foi o 18º lugar, entre 2012 e 2013. Nesse período, o Brasil foi prejudicado por não participar das Eliminatórias para a Copa de 2014, por sediar o torneio, o que impossibilitou o time de acumular pontos para o ranking.

A liderança do ranking da Fifa, atualizado nesta quinta-feira, permanece com a atual campeã mundial Argentina, seguida pela França, que conquistou o vice-campeonato na Copa do Mundo no Qatar.