ASSANHOS & ARREPIOS

                                                                              zédejesusbarreto

*

– Brasil ! A tua grandeza nos esmaga.

*

   Deu ré

Faz tempo, entra e sai presidente, não temos um projeto de futuro, um projeto de Nação, uma estratégia de desenvolvimento. Vivemos de surtos de crescimento e depressão a depender das marés do mercado internacional, dos preços de matérias-primas.

Estaríamos condenados ao atraso, cada vez maior, em todos os níveis, num abismo sem fundo. Sem fundos nem fundilhos. Ou, como disse Mangabeira (o neto, Unger), caminhamos céleres para a perpetuação da mediocridade.

Diria, sofremos de colonialismo mental  galopante.

*

No mais, é muita futrica, muito tititi, muito mimimi …  e muita safadeza à  sorrelfa.  Sobretudo dos picudos engravatados e togados.  Os posudos.

*

  Avanços & atrasos

Sim, ‘campanhêro’, na democracia as mudanças/transformações muitas  vezes urgentes e necessárias acontecem de forma mais lenta, mais demorada do que almejamos, em função dos interesses dos grupos e corporações que formam a sociedade, o povo inteiro. Ou, às vezes, nem acontecem de fato. Há Democracias e ‘democracias’.

*

Os meios de comunicação são, de fato, instrumentos de controle e manipulação das massas.

A arte do poder é saber usá-los.

 

*

  Terrores e horrores

 – Onze mortos (até aqui) em decorrência do incêndio num hospital particular da Zona Norte do Rio de Janeiro. A maioria, idosos que estavam na UTI, asfixiados pela fumaça tóxica. A causa teria sido um curto-circuito. Manutenção zero.

Curiosidade: – quanto é a diária e quem é o dono desse nosocômio do inferno?

– Em São Paulo, um jovem foi barbaramente chicoteado por seguranças de um mercado porque roubou umas barras de chocolate. Tudo marrom, peles e chocolate. Algozes e escravos. Tudo parte de um país em trevas, entrevado. Faz tempo.

– Nosso presidente chamou a mulher do presidente do país do norte de feia. Foi. Aí o ministro do dinheiro foi lá e corroborou com o dichote do chefe. Ficou feia a coisa, mãe. Acuda!

– Então, o mesmo presidente foi dar o troco na intromissão de uma ex-presidente de país latino/irmão cá do Sul e, no estilo ‘arranca toco’, deu uma bicuda no pai dela, já defunto, morto por um outro troglodita totalitário lá dos Andes. Fedeu.  Acuda, pai !

– As ‘otoridade’ do libertino Rio de Janeiro, veja só, partiram pra ignorância por causa de umas ilustrações de livro mostrando um beijo/chupão gay. Isso numa festa literária. Daí, vimos patéticos guardas (guardando o quê?) a percorrer estantes de livros à procura de algo pra censurar. Acabrunhados. Não sabiam como prender livros.  Livros livres, pois !

Ué, por que o prefeito/pastor/censor, ele próprio não foi lá queimar os livros? Queima !

– No desfile do Sete de Setembro, em Brasília, um belo garoto (10 anos) foi chamado e aceitou desfilar no carro aberto ao lado do presidente. Pois acabou xingado de vagabundinho e idiota nas ‘mídia’. Dá pra crer a que nível de estupidez chegamos ?

– Só de lero, alguém se lembra do desfile de 7 de setembro de 2015, em Brasília, quando meteram um muro de ponta a ponta isolando os desfilantes do povaréu ? Governo popular era outro babado.

–  Ah, não resisti! O ex, Lula, disse numa entrevista recente à revista do amigo que a última vez que bebeu foi em 1974.     (rrsrsrs)  Poquei de rir.

– O presidente, o esfaqueado, abriu a barriga, de novo, e costurou, de novo. Se peidar desprega tudo.

Calaboca, véi!

*

Pois bem,

Dias tortos, tortuosos vivemos.

Mas, quanto mais eu choro mais eu rio. Cê deixa?

**

Zédejesusbarreto é jornalista e escrevinhador