Por Redação – Foto Divulgação

 

Depois de adversários da vice-prefeita de Candeias, Marinalva (PT), utilizar Inteligência Artificial contra a petista, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) rebateu fake news e reafirmou seu apoio a correligionária. No vídeo a que o Classe Política teve acesso e mostrou ao governador, o recurso de IA manipula a voz do petista e produz uma declaração falsa do chefe do executivo estadual.  A técnica de adulteração de sons e imagens é conhecida como deepfake. A voz e até a aparência de alguém podem ser recriadas artificialmente. Apesar do governador Jerônimo Rodrigues não adiantar, o caso é passivel de investigação policial. A Secretaria de Segurança Pública ainda não se posicionou sobre o assunto.

“Eu não tinha visto (a manipulação), agradeço a você por ter me apresentado. Realmente eu nunca tinha visto minha voz em um feito daquela característica, a inteligência artificial, eu não falei nada daquilo que ali está, pelo contrário, eu reafirmei que em Candeias, vou repetir aqui, nós estamos juntando o nosso grupo, falei bem claro isso, hoje quem lidera é Marivalda”, afirmou Jerônimo.

“Terei o maior prazer de dentro do município de Candeias, uma articulação das forças que me apoiaram, em apoiar uma mulher, como Marivalda vice-prefeita, o município já credenciou Marivalda a vice, porque que Marivalda não pode ser prefeita? Então, se no meu grupo político a decisão for essa (de oficializar o nome de Marivalda), eu vou entrar em campanha, vou contribuir, vou ajudar”, enfatizou o governador.

“Nós vamos construir a unidade em Candeias e nesse momento o nome posto é o de Marivalda”, concluiu o petista.