Acontece nesta sexta-feira, 24 de dezembro, das 10 às 13 horas, no auditório da Cidade da Luz, localizado na Rua Barreto Pedroso, 295, Pituaçu, a tradicional celebração de Natal da instituição, que há mais de 40 anos desenvolve programas sociais para públicos em situação de vulnerabilidade.

Em razão da pandemia, não serão montadas mesas para refeição no local, como de costume, e a dinâmica se dará na modalidade passante, com recepção dos assistidos ao som de música ambiente, entrega de cestas de alimentos e kits de higiene, panetones, presentes para adultos, adolescentes e crianças. A distribuição da ceia natalina (massa penne com molho de tomate, frango, milho e cenoura) será servida em marmitas térmicas para consumo em casa, na quantidade correspondente ao número de membros da família. Na ocasião, também serão oferecidos água, suco, guloseimas para crianças e o já tradicional cremosão gelado.

“Na sua missão contínua de fazer o bem, a Cidade da Luz adaptou, em função da pandemia, a sua forma de arrecadação de donativos com a realização de drive-thrus e doações em formato digital para garantir mais uma celebração natalina”, afirma o médium José Medrado, presidente e fundador da Cidade da Luz.

Participarão como beneficiados do encontro natalino famílias vinculadas ao MORHAN (Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase), APALBA (Associação de Portadores de Albinismo da Bahia) e moradores da comunidade de Santa Luzia do Pilar, totalizando 200 famílias, que somam 500 pessoas, com 120 crianças e adolescentes.

A equipe de voluntários será composta de 30 colaboradores, diretamente envolvidos na organização, preparo da alimentação, recepção aos convidados e atenção aos assistidos-convidados.

Complexo Cidade da Luz

Entre outros projetos da Cidade da Luz destacam-se o Centro de Cultura e Arte Pai João (CCAPJ), a Escola Carlos Murion, o Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes, a Caravana Fraterna Carlos Murion, e o Grupo de Assistência Chico Xavier.

Entre as instituições apoiadas pela Cidade da Luz estão APALBA, Associação Creche do Deus Vivo (Quingoma), CAASAH, Casa de Repouso Bom Jesus, Centro de Recuperação Desafio Jovem, Creche Escola Filhos da Comunidade, Escola Evolução, IBCM, Lar Dona Valdice Rosa Menina, Lar Irmã Lourdes, Lar VIDA, NACCI, NASPEC, MORHAN, Projeto Faça uma Criança Feliz e Terreiro Abassá de Ogum.

Como a Cidade da Luz não tem fins lucrativos, os projetos assistenciais são mantidos através de doações e, durante a pandemia, foram realizados diversos sorteios pela internet, com esta finalidade. Na sede da instituição, há ainda o Espaço Renoir, que expõe obras mediúnicas, telas e esculturas, produzidas por José Medrado e o Brechó da Luz. O valor arrecadado com as vendas destes itens também é destinado às obras assistenciais, desenvolvidas pela Casa.