A Chapada Diamantina oferece atrações para todo tipo de turista | Foto: Montagem do JC |

O levantamento do governo federal e do instituto mostrou que 18,6% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil foram para a prática direcionada ao ecoturismo.

Jornal da Chapada – Localizada na região central da Bahia, a Chapada Diamantina é considerada um dos locais mais bonitos e um dos melhores destinos ecológicos do Brasil. As teses foram confirmadas com dados divulgados pelo Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Para os amantes da natureza ou mesmo para quem busca conhecer mais sobre o ecoturismo ou turismo ecológico, a Chapada Diamantina apresenta cenários impressionantes. As cachoeiras, grutas, rios, cavernas, trilhas e vales são alguns dos atrativos oferecidos pelo local. Além da Chapada, outras cinco regiões estão entre os destinos mais procurados pelos turistas como Bonito (MS), Jalapão (TO), Ilha Grande (RJ), Chapada dos Veadeiros (GO) e Foz do Iguaçu (PR).

Segundo os dados do Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro, o ecoturismo ou turismo ecológico foi o principal motivo para uma em cada quatro viagens domésticas realizadas a lazer no Brasil, em 2021, de acordo com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Dentre as opções de atrativos para o turismo da região estão os passeios pela Fazenda Pratinha, Gruta azul, Gruta Lapa Doce, Morro do Pai Inácio, Cachoeira do Mosquito e Poço do Diabo | FOTO: Montagem do JC/Reprodução |

Os números, ainda segundo a FBHA, demonstram como o comportamento do consumidor de turismo vem mudando, e com isso, surgiram novas motivações de viagens e expectativas que precisam ser atendidas, especialmente neste cenário de pós pandemia, onde a sociedade ficou tão reclusa em casa. O levantamento mostrou que 18,6% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil foram para a prática direcionada ao ecoturismo.

Ecoturismo ou turismo ecológico é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

“O Brasil é um país de vastas riquezas naturais e com recursos para práticas de trilhas, rapel, arvorismo, mergulho, escalada, montanhismo e rafting que são algumas das atividades que o turismo ecológico proporciona”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.