Por Redação – Noticias da Bahia

 

De acordo com o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, a cidade de Salvador conta com um sistema de apoio robusto para atender às necessidades das pessoas em situação de risco.

Segundo o Portal MASSA!, Sosthenes Macêdo compartilhou detalhes sobre o processo de acompanhamento e assistência às pessoas que precisam deixar suas residências devido ao risco de ocorrências e possíveis situações de alto perigo para a vida.

Macêdo disse que os cidadãos cadastrados no sistema da Codesal têm direito a receber auxílios para buscar aluguel de novas moradias. “Quando há necessidade de acionamento de sirene e evacuação, já existem escolas da nossa rede que já ficam pré-agendadas para uma eventual necessidade das pessoas terem imediatamente pra onde ir”.

“Quando nós temos uma evacuação em massa, temporariamente, até que ela faça o cadastro pra receber, individualmente, o seu valor, elas ficam em um abrigo do município, da prefeitura. Mas isso é temporário, mas a gente faz de uma forma que a pessoa possa fazer sua locação individual”, completou.

O diretor ressaltou ainda a existência de uma legislação específica para esses casos de realocação, garantindo um processo individualizado que observa as necessidades de cada pessoa. “O poder público está pagando aquele valor para ajudar, pra auxiliar naquele período em que a pessoa vai precisar ficar fora de casa. Então tem regras próprias, mas essas pessoas são acolhidas imediatamente”, concluiu.