Por Redação – Foto Reprodução

Cientistas chineses identificaram que consumir sete ou mais latas de refrigerante dietético por semana pode aumentar o risco de desenvolver arritmia cardíaca a longo prazo. Os resultados dessa pesquisa foram divulgados nesta terça-feira (5) na revista científica Circulation.

No estudo, participaram 200 mil adultos do Reino Unido que não haviam sido diagnosticados com problemas cardíacos. Ao longo de 10 anos, os cientistas os acompanharam por meio de questionários alimentares e amostras sanguíneas para avaliar o risco de desenvolver arritmia cardíaca.

Os pesquisadores concluíram que os indivíduos que consumiam aproximadamente sete latas de bebidas adoçadas artificialmente por semana apresentavam um risco 20% maior de desenvolver arritmia cardíaca em comparação com aqueles que não as consumiam.

A arritmia cardíaca é caracterizada pela irregularidade no ritmo do coração, levando-o a bater muito devagar ou rápido demais. Os sintomas podem incluir palpitações, falta de ar, tontura ou desmaios, embora alguns casos sejam assintomáticos. Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), essa condição pode ser transitória ou crônica.

De acordo com a Sobrac, estima-se que a doença afete cerca de 20 milhões de pessoas e seja responsável por mais de 320 mil mortes súbitas por ano no Brasil. No entanto, com o tratamento adequado, a maioria dos indivíduos com arritmia cardíaca pode levar uma vida normal e ativa.