Por Redação – Foto Miriam Jeske/COB

Selecionada em 2021, Barranquilla, na Colômbia, não sediará mais os Jogos Pan-Americanos de 2027. A PanAm Sports, responsável pelos direitos do evento, anunciou oficialmente a mudança através de um comunicado divulgado nesta quarta-feira (3).

Segundo a PanAm, os colombianos não cumpriram diversas cláusulas contratuais, indicando a inadimplência de duas parcelas no valor total de US$ 4 milhões, aproximadamente R$ 40 milhões, referentes à garantia. A questão financeira já era conhecida desde os Jogos de 2023, realizados em Santiago, no Chile, e reflete um impasse entre a cidade e o governo federal.

De acordo com informações do site ge.globo, São Paulo demonstrou interesse em sediar a competição continental. Originalmente, a capital paulista planejava candidatar-se para a edição de 2031, mas ainda não formalizou sua intenção com a apresentação dos documentos necessários. A decisão sobre a nova sede será tomada nas próximas semanas.

Apesar do anúncio, a PanAm ainda não determinou se a escolha da nova sede será feita por votação ou se será aberta a candidaturas para preencher a vaga em aberto. Além de São Paulo, cidades nos Estados Unidos e Assunção, a capital do Paraguai, teriam demonstrado interesse em sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027, embora nenhuma delas tenha oficializado sua candidatura até o momento.