9 de dezembro de 2021 às 01:11
governo da bahia
Inicial Dia a Dia Como meditar e que beneficios isso traz

Como meditar e que beneficios isso traz

Basia Piechocinska

basia pier 6 (foto Ana Lee)Uma das ferramentas mais transformadoras age de uma forma bem sutil. Ela é capaz de transformar uma vida com ansiedade, preocupações, uma sensação de falta, falta de satisfação plena e um geral mau estar em uma vida presente aonde a beleza do mundo espontaeamente revela-se e a sensação de paz e bem estar cresce.

Estamos, sim, falando da meditação. Existem muitas formas de meditação. Algumas vão ser melhores para umas pessoas e outras para outros. Algumas vão trazer algumas vantagens e outras … outras. Mas a meditação que vou descrever aqui é a mais potentes enquanto o poder transformador que encontrei até agora. Com tempo ela até tem a capacidade de levar à iluminação. Eu a chamo a meditação expansiva do vazio.

Certas pessoas, que estão com muita dificuldade de acalmar os pensamentos podem começar com mediações guiadas aonde podem enfocar na voz e seguir as instruções. E mais para frente podem tentar a meditação do vazio.

Então, vamos lá:

A meditação expansiva do vazio

Lugar
medit 1Escolhe um lugar aonde não tiver possibilidade de ser interrumpido durante a meditação. Apague o célullar, o Wifi se puder, o de preferência procure um lugar sem campos eletromagnéticos fortes (como afastado do aparelho de Wifi etc).

Postura
O melhor é encontrar uma forma confortável de sentar com a coluna reta. As mãos podem ficar uma encima da outra com as palmas para cima, repousando em baixo da barriga. É importante encontrar uma postura de meditação e seguir usando-a sem alterações porque o corpo vai logo aprender o que está para acontecer. Depois de umas semanas de treino ele sozinho vai muito rapidamente entrar num estado profundo de meditação assim que assumir a postura.
Tempo
medit 2Para começar sugiro 15 – 20 minutos totalmente dedicados à meditação. Se puder ser duas vezes por dia seria ótimo. Com tempo pode passar mais tempo meditando. Um bom tempo costuma ser de manhã e antes de dormir.

Quando digo que estes minutos são de uma dedicação total quer dizer que para sentir os benefícios da meditação é importante realmente enfocar na meditação e não usar este tempo para pensar em outras coisas. Uma forma é de falar para si mesmo “Eu tenho estes 15 (ou 20) minutos. Qualquer outra preocupação, lembrança, qualquer outro pensamento vou atender depois. A minha prioridade durante este tempo vai ser a meditação, 100%.”
Instruções
Sente na sua confortável postura de meditação, com a coluna reta. Feche os olhos. Inspire profundamente, enchendo seus pulmões ao máximo e pare a respiração. Depois de uns segundos, quando sentir a vontade, solte o ar e relaxe. Repita esta respiração mais uma vez.

Relaxamento corporal
Volte a respirar de uma forma relaxada, respirando mais “com a barriga” do que com o peito. Agora use a respiração para cada vez que você exalar sentir que você relaxa ainda mais. Comece depois fazer uma revisão do corpo começando pela cabeça. Sinta relaxar os músculos dos olhos na exalação, depois do rostro na próxima, depois do queixo na que vem e assim para baixo. Faça relaxar a garganta, os músculos que usa para falar, os ombro, braços, mãos, peito, diafragma, barriga, quadril, pernas, até os pés.

Este processo pode durar mais tempo no começo, mas depois de umas semanas vai ser muito rápido porque of corpo já vai estar acostumado.

Use de novo a respiração para mandar ondas de relaxamento através do corpo inteiro, deixando cada onda trazer mais e mais relaxamento.
Identificação do enfoque
Escolhe um lugar no seu corpo aonde você vai voltar quando precisar mais para frente. Este pode ser o terceiro olho, entre os olhos, a nariz aonde você sente o ar passar, o coração, a barriga que mexe com a respiração. Em fin, o lugar traz uma sensação agradável. Se você não souber o que escolher, escolhe seu coração.

Mergulho na mente e consciencia
Usando a respiração, comece contar de 25 a 0. Na exalação você visualiza o número. Com cada número você sente que o relaxamento aumenta ainda mais e que a mente começa relaxar. Com cada número você desce mais e mais num estado mais e mais profundo.

Se durante este exercício você começar pensar em outras coisas simplesmente volte ao 25 e recomece.

Imagine que quando chegar ao 0 você vai estar num estado muito profundo, de relaxamento total.

Fique neste estado, relaxando a mente ainda mais se puder e sinta uma leve e agradável sensação de expansão.

Quando surgir um pensamento, o observe e constate que é um pensamento que surge em você mas não enfoque nele o deixe desaparecer. Quando surgir uma sensação ou emoção constate que é uma experiência surgindo e passando. Qualquer experiência que surgir, deixe passar volte para o plano de quem a observa. Imagine que você é como o céu expansivo e todas as experiencias são nuvens que atravessam, mas não afetam o céu.

Se você se encontrar com muitos pensamentos e muitas emoções, o que é totalmnte normal, sobre tudo no começo, use seu ponto de enfoque. Enfoque no seu ponto, use a respiração para relaxar e sinta como você expande a partir deste ponto, através do seu corpo e além do corpo. E de novo, volte a curtir o vazio expansivo.

Finalizar
Quando estiver pronto a finalizar saia com cuidado. Comece pouco a pouco ficando mais ciente do corpo, abre os olhos e fique uns minutos voltando mundo de interações físicas.

Exercício adicional

Depois, durante seu dia, você pode experimentar com sentir que você é maior do que seu corpo. Primeiro só uns centímetros além do seu corpo, e depois mais e mais, até no final você sentir como sua presença preenche todo um quarto.
Faça umas semanas e depois volte para escrever suas experiências nos comentários.

Blog do Thame