Por Maria Cecília Freire – Foto Freepik

Na emergência das redes sociais, até o que era inconciliável pode ganhar alternativa. Uma das maiores provas é a BookTok. A comunidade literária é utilizada por grande número de escritores e produtores de conteúdo tanto para indicar livros quanto para expandir o universo das letras na internet.

Nesse movimento, percebe que os seguidores gostam muito de ler obras escritas por brasileiros devido à proximidade com os autores, já que a maioria se mostra de forma bem acessível nas redes sociais, interagindo com seus seguidores e apresentando uma experiência nova para os leitores.  Após um período difícil, sem muitas oportunidades de trabalho alguns produtores de conteúdo resolveram apostar na paixão de infância, quando passava horas e horas revirando páginas de livros em busca de descobrir novas histórias.

O trabalho passou a, principalmente, ler e divulgar livros nacionais e internacionais que são lançados aqui no Brasil, de forma independente ou por editoras, seja por meio de resenhas ou vídeos de indicações de leitura. O compartilhamento de notícias sobre o mercado editorial, como lançamentos e adaptações literárias que estão por vir, também passaram a fazer parte do amplo conteúdo postado nas redes sociais.

O cronograma de produção é intenso. Em uma semana normal de trabalho, os influenciadores se programam para ler dois livros e gravar/postar até cinco vídeos. É essencial considerar os assuntos e trends que estão bombando no momento e dividir o tempo para cada atividade: responder e-mails e comentários; ler um livro; gravar vídeos; postar conteúdo e ler mais.

Vídeo focados na representatividade queer, negra, nordestina e  também da cultura pop, chegam em diversas pessoas espalhadas pelo país e até pelo mundo, tendo um número maior de visualizações e compartilhamentos. Para além da divulgação das obras que escreve, o Tik Tok têm sido agente no processo criativo de novas narrativas. O Booktok junto com outras comunidades literárias dentro das redes sociais proporciona um enorme incentivo à leitura. Com livros ganhando espaço nas discussões das redes sociais e com as pessoas querendo fazer parte das discussões.

A presença das editoras na plataforma também é gigantesca, já que também usam o Tik Tok para falar de seus lançamentos e se aproximar ainda mais dos públicos. Esse pacote completo se tornou um guia para estimular o praticamente impossível: estar nas telas e, mesmo assim, se dedicar aos livros. A leitura se transforma à medida que se transforma o leitor, é possível criar uma geração de leitores utilizando as redes sociais como um recurso útil.