Reeleito com mais de 70% dos votos nas eleições de 2020, o prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Amargosa, Júlio Pinheiro, recolocou o município na rota de desenvolvimento desde que assumiu a gestão da cidade, em 2017. “Estávamos vivendo uma crise, com desemprego em alta, fechamento de estabelecimentos no comércio e na indústria, serviços públicos precários, hospital parcialmente fechado e nós conseguimos fazer uma mudança de rumo em Amargosa”, destacou o prefeito.

Na gestão de Pinheiro, nos últimos quatro anos e meio, a economia da cidade começou a ganhar fôlego, o que teve impacto direto no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e na geração de emprego. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município está entre as 40 cidades que mais gera emprego em toda a Bahia. No primeiro mandato de Júlio, foram criados mais de mil novos postos formais.

“Temos feito um trabalho que busca maximizar os investimentos. Todos os municípios, principalmente do Nordeste, têm dificuldade de investir pelo comprometimento das receitas com despesas correntes, o que deixa pouca margem para se trabalhar com recursos próprios. Então, o que fizemos: controlamos as despesas com mais qualidade, direcionando os recursos da melhor forma e potencializando a receita. Ou seja, cortando de onde pode, nas despesas internas com a máquina pública e destinado recursos para melhoraria da vida das pessoas”, afirmou o prefeito.

Com o direcionamento dos recursos foi possível investir mais em áreas prioritárias, como a saúde, a educação, infraestrutura e agricultura familiar. “Conseguimos saltar de um investimento de 2% do orçamento de 59 milhões para 15% de 90 milhões. Ou seja, aumentou o orçamento e o percentual de investimento”, informou. O prefeito destacou ainda que a captação de recursos via Governo Estadual e emendas parlamentares, agregado ao investimento com recursos próprios, permitiu a criação do programa Amargosa Top, maior investimento da história da cidade, com mais de 30 milhões de reais investidos em obras de infraestrutura, na saúde e em ações na zona rural.

Obras – O aniversário de emancipação da cidade, no dia 19 de junho, foi marcado pela entrega de cinco obras do Programa Amargosa TOP, entre elas o Complexo Municipal de Saúde, que até o momento teve um investimento de quase 10 milhões de reais. Além do maior, mais completo e bem equipado Complexo de Saúde da região, a gestão entregou também a Escola Municipal Rosalina Bittencourt, o Espaço Colaborar e a Avenida Aloísio Borges, além da iluminação e requalificação da nova Avenida São Cristóvão e da Avenida Benetido Almeida.

Foram anunciadas ordem de serviços, convênios e autorização para licitar diversas obras em parceria com o governo do estado que, em breve, serão iniciadas, como a construção de uma praça no distrito de Corta Mão, licitação para elaboração de projetos para abastecimento de água e rede de esgoto, modernização do CETEP, e a construção de um Complexo Educacional e Poliesportivo, assim como um convênio para a segunda etapa da reforma do Mercado Municipal.

Ascom PT Bahia