Por Redação – Foto Divulgação

 

O corpo do líder da oposição russa Alexei Navalny, que morreu repentinamente na prisão na semana passada, foi entregue à sua mãe, de acordo com informações divulgadas pela porta-voz Kira Yarmysh na plataforma X (antigo Twitter) neste sábado (24).

A entrega do corpo ocorre em meio as tensões e acusações de que o governo russo esteve envolvido na morte de Navalny. A porta-voz Yarmysh expressou incerteza sobre se as autoridades permitiriam que um funeral fosse realizado “do jeito que a família quer e do jeito que Alexei Navalny merece”, destacando a preocupação com a possível interferência do governo.

Recentemente, a viúva de Navalny, Yulia Navalnaya, acusou o governo russo de fazer o corpo do marido de refém, alegando que o presidente Vladimir Putin estaria envolvido na morte de Navalny. Em declarações emocionadas, ela afirmou: “Nove dias desde que o presidente Vladimir Putin matou meu marido… Mas aparentemente matar não foi suficiente”.

Navalny, o político de oposição mais famoso da Rússia, faleceu aos 47 anos em uma colônia penal no Ártico na semana passada, desencadeando uma onda de indignação nacional e internacional. Assessores e membros da família têm reiterado suas crenças de que o governo russo esteve por trás do que eles descrevem como um assassinato político.