Por Redação – Foto STR/JIJI Press/AFP e Divulgação

 

No dia 1º de março, o mundo perdeu uma lenda dos mangás e da cultura pop japonesa. Akira Toriyama, criador da icônica franquia “Dragon Ball”, faleceu aos 68 anos, conforme anunciado por estúdios ligados ao artista na madrugada desta sexta-feira (8).

De acordo com um comunicado publicado no site oficial de Dragon Ball, a morte de Toriyama foi causada por um hematoma subdural, condição em que há um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. O comunicado também expressou profundo pesar pelo fato de o artista ter vários trabalhos em andamento e grande entusiasmo por novos projetos.

O funeral de Akira Toriyama foi reservado exclusivamente para a família, em um momento de luto e despedida privada.

“Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais a realizar”, diz trecho do comunicado.

Ao longo de sua carreira, Toriyama criou uma vasta obra, incluindo além de “Dragon Ball”, outros mangás como “Dr. Slump” (1980), “Cowa!” (1998), “Kajika” (1999), “Sand Land” (2000) e “Neko Majin” (2000).

O comunicado finaliza com uma mensagem de agradecimento ao apoio dos fãs ao redor do mundo ao longo dos mais de 45 anos de atividade criativa de Akira Toriyama, expressando a esperança de que o legado único de sua criação continue sendo amado e apreciado por muitas gerações futuras. O mundo das artes e dos mangás perdeu um grande talento, mas seu impacto duradouro será lembrado e celebrado por todos aqueles cujas vidas foram tocadas por suas criações.