Dicas para melhorar o Home office da sua empresa

Foto: Reprodução

Confira algumas dicas simples e práticas para melhorar sua experiência de home office durante o período de pandemia

Se você é novo no estilo de vida de trabalhar em casa, seja devido ao coronavírus ou porque conseguiu encontrar um trabalho remoto, talvez tenha percebido que essa experiência requer uma certa dose de adaptação.

Todos que experimentam o home office precisam descobrir quando e onde trabalhar dentro do espaço que tem residencialmente e como criar limites entre a vida profissional e a pessoal.

Pensando nisso, decidimos separar 8 dicas para levar uma vida melhor e mais produtiva ao trabalhar em casa.

1 – Mantenha um horário regular

Ter diretrizes claras sobre quando trabalhar e quando encerrar o dia ajuda muitas pessoas em condição remotas a manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Dito isso, um dos melhores benefícios do home office é a flexibilidade (quando o trabalho permite). Às vezes, é preciso estender o dia ou começar cedo para acomodar o fuso horário de outra pessoa.

Quando o fizer, certifique-se de encerrar mais cedo do que de costume ou dormir um pouco na manhã seguinte para compensar.

Além disso, acompanhe se está cumprindo sua programação. Ao fazer isso, é possível descobrir em que horas do dia é mais produtivo e em que horas do dia é melhor para relaxar.

2 – Estabeleça regras básicas com as pessoas em seu espaço

Estabeleça regras básicas com outras pessoas em sua casa ou que compartilhem o mesmo espaço quando estiver trabalhando.

Por exemplo, se tem filhos que estão aprendendo em casa ou que voltam da escola enquanto ainda está em horário de trabalho, eles precisam de regras claras sobre o que podem ou não fazer durante esse horário.

Se divide o espaço com outro adulto que está trabalhando em casa, pode ter que negociar horários de silêncio, horários de reuniões e qualquer equipamento compartilhado, como mesas e cadeiras.

O que deve ficar claro é o fato de que só porque está em casa e consegue conversar com outras pessoas ou cuidar de animais de estimação, não significa que esteja sempre disponível para qualquer conversa, afazer doméstico ou visita.

3 – Inclua pausas em sua rotina

Se trabalha para uma empresa, conheça a política de intervalos e procure aproveitá-los. Se trabalha por conta própria, reserve tempo suficiente durante o dia para se afastar da tela do computador e do telefone.

Uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos parecem ser o padrão para funcionários em tempo integral.

Para trabalhos baseados em computador e outros trabalhos de escritório, é importante se levantar e se mover para fazer o sangue circular de vez em quando, pelo menos uma vez por hora.

Também ajuda a tirar os olhos da tela regularmente, mesmo que seja uma pausa de 10 a 20 segundos.

4 – Saia de casa

Na medida em que for permitido e seguro durante a pandemia, saia de casa e se mova. Seu corpo precisa de movimento e circulação sanguínea Outro fator é que o ar fresco e a luz natural também farão bem.

O ideal é sair pelo menos um pouco antes e/ou depois de seu horário de trabalho e buscando horários de menor circulação de pessoas pela rua.

O mesmo conselho se aplica a pessoas que trabalham em ambientes de escritório tradicionais também. Saia do prédio pelo menos uma vez por dia durante o horário de trabalho.

Em tempos de não pandemia, os trabalhadores remotos também podem ir a cafés, bibliotecas e espaços de trabalho colaborativo para quebrar a monotonia de estar em casa.

Não precisa ir a espaços públicos lotados para fugir de seu espaço de trabalho solo (e provavelmente não deveria fazer isso agora). Dê um passeio. Veja as mudanças na vizinhança. Tente se desvincular mentalmente do serviço a ser feito pelo menos nesse momento.

5 – Socialize com colegas

Solidão, desconexão e isolamento são problemas comuns na vida profissional remota, especialmente para extrovertidos. Empresas com cultura de trabalho remoto geralmente oferecem maneiras de socializar.

Por exemplo, eles podem ter canais em um aplicativo de mensagens de equipe, como o Slack, para falar sobre interesses comuns ou organizar encontros para pessoas na mesma região.

Descubra quanta interação precisa para se sentir conectado e incluído. Mesmo que seja altamente introvertido e não goste de socializar, teste algumas experiências interativas para se familiarizar com elas.

Se não está em uma empresa com uma forte cultura remota, pode ser necessário ser mais proativo ao cultivar relacionamentos.

Só não esqueça o seguinte: por mais que os aplicativos de mensagens em equipe sejam excelentes locais para socialização, eles também tendem a criar distrações.

6 – Participe de reuniões e happy hours

Certamente, participará de videoconferências e chamadas enquanto estiver trabalhando em home office, mas também é uma boa ideia participar de algum happy hour ou outras atividades recreativas corporativas.

Certifique-se de falar durante os encontros para que todos saibam que está na chamada. Um simples, “Obrigado a todos. Tchau!” no final, ajuda muito a tornar sua presença conhecida.

Leve em conta que todos os momentos de descontração com a equipe são preciosos e ajudam muito, ainda mais em períodos de crise.

7 – Procure oportunidades de treinamento e aprendizagem

Quando não estiver no escritório com seus colegas de trabalho, pode perder os cursos de treinamento e desenvolvimento de habilidades que são ministrados pessoalmente.

Sua empresa pode até se esquecer de incluí-lo em seus treinamentos online.

Pode ser tentador considerar isso um golpe de sorte, mas estará perdendo a oportunidade de aprender algo útil e valioso para a produtividade. Busque se informar sobre os cursos oferecidos e certifique-se de que está incluído.

8 – Mantenha o ambiente organizado e limpo

Dizem que um espaço desordenado leva a uma mente desordenada e, para a maioria das pessoas, principalmente em ambiente de trabalho, esse ditado é coerente.

Simplificando, ter bagunça em seu espaço de trabalho pode variar de ser uma distração para alguns, a totalmente estressante para outros.

Portanto, certifique-se de não ter pilhas de roupas e pratos espalhados e trate sua mesa da mesma forma que faria se estivesse trabalhando com outras pessoas em um escritório.

Por exemplo, encontrar um guarda tudo em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador ou qualquer outra cidade de rotina frenética, pode ser uma ótima opção para liberar mais espaço na sua casa de maneira simples e prática.

Possibilitando uma organização que trará mais segurança e praticidade durante o expediente.

O mais importante é ser implacável para evitar a desordem, e isso se resume à força de vontade e ao hábito.

Outras ações que possam melhorar o ambiente de home office incluem organizar e participar de encontros para jogar, assistir filmes e séries em serviços de streaming, festejar as datas comemorativas e principalmente promover o diálogo descontraído.

Tudo isso, sem sair de casa, respeitando as orientações médicas e de vigilância sanitária e contribuindo para que as rotinas de trabalho se tornem mais agradáveis.