Os dois vereadores são ligados ao deputado federal Valmir Assunção | Foto: Montagem do JC |

Os ministros concordaram com o argumento do PSDB do município chapadeiro de que o PT havia lançado candidatas mulheres que não fizeram campanha, tendo três delas não obtido sequer um voto.

Os vereadores do PT de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, Caboré do Zuca e Deli da Beira Rio, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fraude em cota de gênero. A decisão da corte eleitoral aconteceu na última terça-feira (28) de forma unânime. Foram sete votos a zero.

Os ministros concordaram com o argumento do PSDB do município chapadeiro de que o PT havia lançado candidatas mulheres que não fizeram campanha, tendo três delas não obtido sequer um voto. Com a decisão do TSE, cabe agora ao juiz eleitoral fazer uma recontagem dos votos excluindo os do PT para redistribuir as vagas à Câmara.

“Deli da Beira Rio se elegeu no PT, mas tinha migrado para o grupo de Henrique, e por ser da chapa de Gidu Trabuco, candidato petista, o mandato dele cai também”, salienta fonte ligada ao Jornal da Chapada. De acordo com a fonte assumem as vagas na Câmara os suplentes Sérgio do Zuca (PSDB e Gilvan Fortuna (União Brasil).

De acordo com publicação do site Política Livre, “a ação foi patrocinada pelo escritório Magalhães Neto Advocacia, integrado pelo ex-deputado federal Jutahy Magalhães Júnior, revogou decisão da primeira instância eleitoral e do TRE baiano, que votaram à unanimidade em favor dos petistas”.

Jornal da Chapada