Por Redação – Foto Reprodução Ascom

Vereador também destacou os 475 de Salvador e reivindicou mais negros no poder

O jurista e vereador Edvaldo Brito (PSD) lembrou nesta segunda-feira (25), o dia que comemora-se os 200 anos da promulgação da primeira Constituição do Brasil. Em 25 de março de 1824 o Brasil era o único império das Américas, com Dom Pedro I à frente do governo.

No seu pronunciamento, Brito destacou que na Carta Magna tinha uma regra: o candidato para ser senador deveria ter patrimônio de 800 contos de réis (cerca de R$ 100 milhões). Ele destacou que, naquela situação, era impossível um escravo ou um descendente seu subir na tribuna municipal ou governar essa cidade.

O parlamentar recordou que ele veio de Muritiba para estudar, tomou um navio, e 25 anos depois era o prefeito da capital baiana. Encerrando, parabenizou a cidade pelos 475 anos e lembrou que durante todo esse tempo, Salvador só foi governada uma única vez por um negro, ele mesmo.

“A pergunta que se faz e que eu faço, depois de 70 anos de convivência com essa cidade, por que, meu Deus, só um? Qual a razão? É o desafio que eu deixo, mas é também a vontade de mostrar que nós todos deveremos lutar para que esta cidade tenha mais negros a governando e reconheça a força que os negros aqui lhe emprestaram com toda a sua energia”, pontuou.