Por Redação – Imagem Divulgação

O Hospital Baiano de Oncologia vai ampliar o tratamento de câncer na Bahia

A Santa Casa de Feira de Santana apresentou nesta segunda-feira (25), data em que celebra o aniversário de 165 anos da sua fundação, o projeto da sua nova unidade hospitalar, o Hospital Baiano de Oncologia, HBO.

O plano de expansão da Santa Casa está focado no tratamento oncológico, uma área fundamental para a assistência à população baiana. A instituição já é referência no tratamento ao câncer, pois mantém desde o ano de 2009 a única Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Unacon, da macrorregião centro-leste da Bahia, que congrega 72 municípios.

A cada ano, a Unacon garante atendimento de referência a milhares de pacientes. São mais de 42 mil consultas, 30 mil sessões de quimioterapia e milhares de sessões de radioterapia, de acordo com dados de 2023.

A Santa Casa também garante a realização de cirurgias para o tratamento de diversos tipos de cânceres e em outras áreas. Ano passado, foram realizados, aproximadamente, 10 mil procedimentos.

Com estrutura moderna, o HBO vai dispor de 224 leitos

Polo de saúde para o interior da Bahia, Feira de Santana recebe todos os dias inúmeros pacientes que vêm à cidade principalmente em busca dos serviços de alta complexidade. Neste cenário, a Santa Casa é referência também nas áreas de cardiologia e transplante renal.

Com o HBO, a cidade ganhará uma estrutura de saúde muito mais completa. O Hospital Baiano de Oncologia contará com 224 leitos – 204 de internamento e 20 de UTI. Além disso, contará com centro cirúrgico moderno, com 6 salas exclusivas para as cirurgias oncológicas, sendo uma destas planejada para cirurgia robótica.

A nova unidade hospitalar também será equipada com uma ampla emergência oncológica – composta por 12 leitos, 20 poltronas de observação, sala vermelha para atendimento e estabilização de pacientes críticos, além de três consultórios médicos.

Projeto do Hospital Baiano de Oncologia da Santa Casa de Feira – Imagem Divulgação

O HBO contará também com um moderno centro de diagnóstico por imagem, que proporcionará aos pacientes as melhores chances de tratamento na área oncológica. Ressonância magnética, tomografia, PET-CT, densitometria óssea, raio x e ultrassom estão entre os procedimentos que estão previstos.

Inovador, humanizado e inclusivo, com todos os setores coordenados para oferecer aos pacientes um atendimento de excelência, o HBO já nasce como um projeto corajoso e ousado que precisará contar com todo o apoio das autoridades nos âmbitos federal, estadual e municipal.

O envolvimento da comunidade feirense e também das cidades localizadas na macrorregião centro-leste será fundamental para garantir que a construção do HBO seja iniciada dentro do prazo previsto.

De acordo com o provedor da Santa Casa de Feira de Santana, o médico Rodrigo Matos, o projeto construtivo do HBO está orçado em R$ 40 milhões, um desafio em torno do qual a entidade arregimenta apoio não apenas na esfera pública como também na sociedade civil. A equipe de excelência de que dispõe a instituição filantrópica está totalmente envolvida com o arrojado empreendimento, reconhecendo na iniciativa a oportunidade de elevar ainda mais o profissionalismo que destaca Feira de Santana no âmbito da saúde.

“Esse é um projeto que revoluciona a assistência hospitalar oncológica em nossa região. Com a viabilização do HBO, poderemos qualificar e ampliar muito o atendimento dos pacientes com câncer. Mais pessoas serão beneficiadas e procedimentos que demandam mais densidade tecnológica poderão ser realizados”, ressalta o provedor.

Para Rodrigo, a execução do projeto deve ser encarado como um desafio não apenas da Santa Casa de Feira, mas de toda comunidade baiana, em especial da sociedade feirense, pois haverá um impacto positivo muito grande na prestação de serviços de saúde em uma área tão sensível que é a oncologia, defende.

Nos próximos dias, a Santa Casa de Feira de Santana apresentará à população e aos setores públicos e privados formas de incentivo e apoio à construção do novo Hospital Baiano de Oncologia.