Com a intenção de chamar a atenção para a situação da Petrobras em Salvador, integrantes do Sindicato de Petroleiros da Bahia (Sindipetro) saem em carreata na manhã desta segunda-feira (23) do bairro do Itaigara, em Salvador, até o Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Lá acontece o ato público em defesa da Petrobras, com a criação de uma rede de apoio pela permanência da estatal no Estado, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

O eventual fechamento da Torre Pituba foi o apogeu do movimento de defesa da empresa.

As atividades da Petrobras na Bahia compreendem a Refinaria Landulpho Alves (Rlam), a Transpetro, a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), a Petrobras Biocombustíveis (PBio), o prédio administrativo (Ediba), termoelétricas e campos terrestres.

Segundo o Sindipetro, além do possível fechamento da Ediba, “resultando na transferência da maioria dos cerca de 1.500 trabalhadores diretos e na rescisão dos cerca de 2 mil terceirizados”, há grave impacto na economia do estado.

O ato deve reunir dirigentes sindicais, trabalhadores do setor de petróleo e gás, parlamentares, prefeitos, secretários estaduais, entre outros representantes da sociedade civil.

Da Redação – foto: Reprodução