Por Correio – Foto: Gabriela Lapa/ Reprodução

A escritora soteropolitana Vanessa Brunt, que tem recebido destaque em todo o país por utilizar um gênero literário inominável, agora será também premiada internacionalmente. O seu livro Depois Daquilo receberá o VIII Prêmio Talento Helvético-Brasileiro no Salão Do Livro de Genebra, na Suíça, em 2024. O evento acontece de 06 a 10 de março e terá a autora nordestina como convidada de honra.

“A premiação acontece todos os anos em território suíço e visa a promoção de autores lusófonos e francófonos. Nossa escolha se baseia sempre em um estudo minucioso de currículos e obras literárias que nos são indicadas por bibliotecas e instituições”, explica Jannini Rosa, diretora geral da Helvetia, editora suíço-brasileira e componente do Salão literário.

A obra premiada de Brunt – que é colunista do jornal Correio – inclui contos, crônicas, poemas e frases com os seus jogos de palavras, as partindo e ressignificando. Os temas abordados nos livros de Vanessa vão desde distopias até realidades endurecidas, e abordam inspirações sobre vida profissional, amor-próprio, relações sociais e relacionamentos abusivos.

Universidades como Unijorge, UniRios e Uneb são apenas algumas das que passaram a ter obras da autora indicadas pelo corpo docente e apresentadas em trabalhos recorrentes do corpo estudantil. “Vanessa Brunt é conhecida por brincar com as palavras. É algo muito dinâmico e criativo”, é como a estudante Laura Quadros tenta definir em um vídeo do YouTube, feito para a matéria Literatura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Brunt, que tem títulos vendidos no Brasil e em Portugal, descreve-se como uma apaixonada por metáforas e é, ainda, empresária, fundadora de uma agência de Crescimento de Marcas, e especialista em Marketing e Comunicação. Frases como “Transbordo em tudo. Fico onde couber.”, do próprio livro Depois Daquilo, fizeram o nome da autora circular pela internet, em redes sociais como Pinterest e Instagram.

Na Suíça, o foco será na obra selecionada, mas o título não está sozinho nos lançamentos de Vanessa, que acumula mais de nove livros lançados, como Não Precisa Ser Assim e Ir Também é Ficar. Após a entrega do prêmio, a escritora estará autografando e recebendo o público no evento suíço. “É uma honra estar representando o Brasil e, principalmente, o Nordeste, em um evento importante, lindo e global. O Depois Daquilo foi lançado em 2018 e é uma surpresa bonita observar como ele segue atingindo novas prateleiras de premiações”, exclama a autora.