Ítalo Vinicius é estudante da região da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução |

Vinícius é estudante do Colégio Estadual de Tempo Integral Edgar Silva, inaugurado recentemente, e beneficiado com equipamentos musicais através do programa ‘Meu Primeiro Equipamento’.

O estudante Ítalo Vinicius, do município de Andaraí, na Chapada Diamantina, aceitou o convite do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e se apresentou para o presidente Lula em Salvador, na quinta-feira (11), durante a primeira plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) Participativo do Governo Federal na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Vinícius é estudante do Colégio Estadual de Tempo Integral Edgar Silva, inaugurado recentemente, e beneficiado com equipamentos musicais através do programa ‘Meu Primeiro Equipamento’. Ação criada pela prefeitura de Andaraí para incentivar jovens a iniciarem suas atividades econômicas, visando o crescimento profissional.

Essa é a primeira agenda da PPA Participativo, onde foi lançada a plataforma digital Brasil Participativo, que permite a todo cidadão opinar na definição de programas e propostas para o país. De acordo com o Planalto, as plenárias seguem até 10 de julho, com a próxima em São Paulo, passando por todos os estados e pelo Distrito Federal.

O presidente Lula destacou que o governo quer priorizar programas sociais no orçamento para o próximo ano e pediu que, mesmo aqueles que o criticam, participem da consulta popular.

“Eu quero que vocês compreendam que nem tudo que vocês fizeram vai ser aprovado. Às vezes nada, porque quem vai aprovar é o Congresso Nacional. Mas o Congresso tem que saber que o orçamento não é só da Simone [Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento], não é só do governo, o Congresso vai ter que saber que o orçamento tem o dedo do povo e quando tem o dedo do povo é preciso respeitar as mudanças que o povo quer fazer”, disse o presidente.

O evento realizado na capital baiana é o primeiro de 27 plenárias que serão realizadas nos estados e no Distrito Federal com a participação de entidades de representação como conselhos, associações, sindicatos e ONGs.

Jornal da Chapada