As maravilhas e o trekking pelo Vale da região chapadeira da Bahia | FOTO: Montagem do JC |

O vale é um destino que garante contato direto com a natureza; além dos moradores da região, os patizeiros recebem turistas do mundo inteiro.

Localizado na região central do estado da Bahia, o Vale do Pati é um verdadeiro paraíso para quem gosta de trekking. Formada pelo curso do Rio Pati, entre as cidades de Palmeiras, Andaraí e Mucugê, na Chapada Diamantina, a região é considerada um dos trekkings mais bonitos do mundo.

Com paisagens exuberantes e desafiadoras caminhadas em áreas planas, mas também com subidas e descidas íngremes e passagens por leitos de rios, o Pati é um destino que vale a pena ser explorado. Mas não é só a natureza que encanta, os moradores da região, os chamados de patizeiros, reforçam o sentido da experiência.

Durante o trekking no Vale do Pati é possível passar por paisagens maravilhosas e contato direto com a natureza | FOTO: Luísa Ferreira |

“Coisa boa, natureza, clima bom, água boa. Quem quiser sossego é livre. É por isso que falamos que estamos no paraíso. Vale a pena vir pra cá”, disse um morador da região. A caminhada pode durar de 3 a 5 dias, dependendo da logística escolhida.

Entre os atrativos, estão o Gerais do Vieira, Rampa do ‘Quebra-bunda’, Gerais do Rio Preto, Morro Manoel Vitor, Mirante da Igrejinha, Morro do Castelo, Cachoeira dos Funis, Cachoeirão, Cachoeira do Calixto, Ladeira do Império e a Mata do Calixto.

Os morros deslumbrantes e enormes, rios magníficos e cachoeiras exuberantes fazem o trekking no Vale do Pati uma experiência única e inesquecível. A simplicidade da vida dos moradores no local faz refletir sobre o significado da vida e sentir emoções que ficarão para sempre na memória.

Jornal da Chapada