“Eu acredito no poder transformador da educação como vetor para mudar a vida das pessoas”, disse o diretor executivo e apresentador do programa “Eu Quero é Prova”, Raoni Oliveira.

A partir dos desafios educacionais trazidos pela pandemia do coronavírus, especialmente, aos alunos da rede pública, surge o  “Eu Quero é Prova”. A proposta do programa é unir educação, interatividade e entretenimento, sem a pretensão de substituir os professores, mas reforçar os conhecimentos. Este é o primeiro lançamento do Coletivo Cápsula.

A Independência da Bahia foi o tema do primeiro episódio, exibido na TVE, no dia 2 de julho. Através de uma linguagem regional e acessível, a estreia do programa “Eu Quero é Prova” revelou curiosidades e fatos inusitados sobre a data histórica.

“O ‘Eu Quero é Prova’ coloca na tela demandas reais do contexto estudantil, e se atenta ao uso da linguagem de internet, mas sem perder relevância educacional”, informa, Raoni Oliveira.

 

Pagodão da revisão 

Além das referências baianas presentes em toda explicação do tema, a revisão da aula, ganhou um groove pagodeiro, produzido por Faustino Beats e composto por Josué Oliveira.

“Eu escrevi pensando nos pontos chave da história e tentando musicar, para que a memorização fosse mais efetiva. Numa base rítmica conhecida que faz parte da cultura baiana: o pagode groove arrastado. Refrão fácil, formato das redes sociais, música chiclete pra grudar e quebrar a barreira da educação dura”, disse Josué.

Contribuir na melhoria das ferramentas de ensino é o objetivo dos integrantes do Coletivo Cápsula. O material roteirizado pelo publicitário, Josué Oliveira e pelo humorista e historiador, Matheus Buente é focado em alcançar os alunos da rede pública que estão sem a rotina normal de aulas.

A direção de produção é de Fernanda Borges e de filmagem de Gabriel Oliveira Yjaladê e Inagê Kaluanã. Heder Novaes assina as fotografias. Produção executiva e de arte por Fernanda Daltro e Vinicius Consi e ilustrações de Milena Ferreira.

 

Coletivo Cápsula 

Cápsula é um coletivo criativo baseado em Salvador. Criado a partir da união das empresas Inlé, Gude laboratório criativo, Kaluanart e Faustino Beats. Equipe totalmente preta, soteropolitana, com trabalhos nacionais e internacionais consolidados. Sobretudo, o coletivo envolve profissionais comprometidos em levar soluções completas e inovadoras para o mercado publicitário, nas áreas de comunicação, produção executiva, musical e audiovisual.