EUA colocarão ‘aviões de todos os tipos’ na Austrália aumentando sua presença militar

© AP Photo / Themba Hadebe

Os Estados Unidos aumentarão a presença militar na Austrália por implementação rotativa de aviação, manutenção de embarcações e ativação de treinamentos terrestres, conforme um comunicado conjunto.

O comunicado conjunto da Austrália e EUA foi publicado nesta quinta-feira (16) após consultas em Washington entre ministros da Defesa e Relações Exteriores de ambos os países, que na quarta-feira (15) formaram a aliança militar AUKUS em conjunto com o Reino Unido.

“Os secretários e ministros estão comprometidos com um desenvolvimento significativo da cooperação americano-australiana no âmbito de implementação de forças”, diz o comunicado.

Os países pretendem colocar “aviões dos EUA de todos os tipos” na Austrália, desenvolver a logística para embarcações de superfície e submarinos e realizar “exercícios mais abrangentes e integrados” de forças terrestres.

Além disso, os ministérios da Defesa da Austrália e EUA planejam colaborar na esfera de satélites.

Nesta quarta-feira (15), o presidente dos EUA, Joe Biden, o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, e o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciaram a formação de uma nova aliança de segurança para o Indo-Pacífico, a AUKUS.

No âmbito da aliança será entregue uma frota de submarinos de propulsão nuclear para a Austrália. No entanto, foi destacado que a Austrália não pretende adquirir armas nucleares ou criar uma capacidade nuclear civil.

Fonte: Sputnik Brasil