Quem nunca foi em uma feira livre comprar frutas fresquinhas, verduras de qualidade e ainda comer aquele pastel frito na hora com suco ou caldo de cana gelado?

Essas regalias são encontradas nas feiras de bairro, que tradicionalmente, ocorrem sempre em um mesmo dia da semana. No Nordeste de Amaralina, por exemplo, a tão esperada feira ao ar livre, é realizada aos domingos há mais de 30 anos, e já se tornou um tradição no bairro, gerando emprego e renda para diversos comerciantes do bairro, e do entorno, proporcionando considerável desenvolvimento econômico ao local.

A feira do Nordeste de Amaralina é realizada no espaço do fim de linha, ou seja, no ponto final das paradas dos ônibus e cresce cada vez mais, pois, além de atender moradores, abre às portas para visitantes e pessoas de bairros vizinhos.

Segundo o morador, José Oliveira, 47 anos, “a feira tem auxiliado muito as famílias de baixa renda, pois os preços dos produtos são justos, oportunizando a todos terem à mesa o ‘pão’ de cada dia”.

Já a aposentada Lucília Almeida, 65 anos, que estava em Salvador a passeio, visitou a feira pela primeira vez, se encantou com a variedade e a qualidade dos produtos ofertados e com os ótimos preços, segundo ela, “melhor custo benefício, em um só lugar”.

De fato, os preços são bastante diversificados e é possível encontrar enorme variedade de frutas, verduras, legumes, etc. A evolução do negócio, abre oportunidades para outros ramos do comércio.

O sucesso da feira se dá também pelo apoio dos moradores e dos feirantes vindos da zona rural, e de outros bairros de Salvador, que se unem aos locais e, juntos, transformam o espaço urbano, em uma feira com aspecto de ruralidade.

A feira nos mostra o quanto é bom viver em uma favela que preza pelo estilo de vida sustentável e disponibiliza para os moradores alimentos saudáveis, com preço justo, para suprir as necessidades da comunidade.

A feira no Nordeste de Amaralina evidência que viver em uma favela na qual preza pelo estilo de vida sustentável e que conta com uma variedade de alimentos saudáveis, é maravilhoso! E o melhor com um preço acessível. Pois atende a mesa das famílias e traz positividade para a economia local.

* Matéria publicada no Jornal A Voz da Favela