Homens passam ter assistência especializada à saúde durante todo ano

 

O público masculino não têm mais desculpa para descuidar da saúde. Na manhã desta terça-feira, 21, foi lançado pelo prefeito Colbert Filho o Programa de Especialidades de Saúde do Homem, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltês (CMPC).

 

A assistência será diária e ofertada por uma equipe composta de urologista, oncologista, gastro, nutricionista e psicólogo. Através do programa, os homens ainda vão ter acesso a exames, como eletrocardiograma (ECG), ultrassom e biópsia de próstata e tireoide.

 

O prefeito observou que não há mais justificativas para os homens se descuidarem da saúde ou ficarem dependentes apenas das campanhas [Novembro Azul] para buscar o diagnóstico precoce do câncer de próstata e de doenças sexualmente transmissíveis.

 

“Agora eles têm a assistência especializada à disposição durante todo o ano, assim como as mulheres têm uma rede de apoio no município”, afirmou o prefeito observando que poucas cidades no país oferecem atendimento direcionamento especificamente para os homens.

O secretário municipal de Saúde, Marcello Britto, afirmou que a unidade especializada fortalece o serviço que já é prestado pela Atenção Básica. “O objetivo é estender o atendimento para que o paciente receba o acompanhamento necessário”, disse.  Os agendamentos poderão ser feitos nas unidades de saúde, via Central Municipal de Regulação.

 

A diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, ressaltou que, por mês, o CMPC atende cerca de 4.500 pacientes – ambos os sexos.

 

“Esse é um marco para a rede de saúde do município, que estende as especialidades e amplia os serviços realizados no CMPC”, salientou.

 

Câncer de próstata

 

O urologista, Ronaldo Barros, alerta que as doenças da próstata estão entre as principais causas de mortalidade do homem. E destaca que ainda há resistência dos homens em procurar os serviços de saúde.

 

Fonte: SECOM

Foto: Jorge Magalhães