Por Redação – Foto Divulgação

Está confirmada para os dias 27 e 28 de janeiro de 2023 a primeira edição do Festival Internacional de Forró de Riachão do Jacuípe. O evento foi lançado oficialmente no último dia 3 de janeiro, pelo prefeito Carlos Matos, com as presenças do vice-prefeito, Felipe Salles, e do cantor e compositor Del Feliz, que é natural do município e será o embaixador da festa.

Entre as atrações, estrelas como Elba Ramalho, Nando Cordel, Trio Nordestino, Mariana Aydar, Chambinho do Acordeon, Mestre Gennaro, Santanna O Cantador, Marinho Sela Vaqueira, Ari PB (Cacau com Leite), Sarajane, Carlos Pita, Julio César, Jô Miranda, Flor Serena. Outros nomes como Antonio José, Raphael Moura, Luana Ingry, Joyce França e Zé Livrório também estão confirmados como atrações em uma grade que vai contar com a presença de artistas internacionais com a cantora portuguesa Noa.

“Esse evento vem para mostrar o que nós desejamos. Cultura, arte e música são coisas importantes. Vai ficar marcado e Riachão continuará sendo notícia positiva em nosso estado e no país”, afirmou o prefeito Carlos Matos. Durante os dois dias de festival também serão realizados workshops para os participantes. Os destaques estão para a Dança e Sanfona. Tanto a participação no festival, quanto nos workshops serão abertas ao público e de forma gratuita. As apresentações serão realizadas na praça Landulfo Alves.

O 1º Festival Internacional de Forró de Riachão do Jacuípe tem a proposta de aquecer o turismo cultural e gastronômico de uma das cidades mais importantes do interior da Bahia, às margens da BR-324. O evento também vai contribuir para a promoção de municípios vizinhos, atraindo as atenções dos visitantes que vão conferir os dois dias de shows com entrada gratuita.

Natural do distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe, Del Feliz foi escolhido embaixador cultural do município e anunciou o festival no mês de agosto na cidade do Porto, em Portugal, durante a 10ª edição do “Forró do Porto”. Além de embaixador do Forró, Del Feliz também é padrinho nacional da campanha que levou o ritmo a ser reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.

Ao lado de dona Joana Alves (Balaio do Nordeste), o forrozeiro mantém acesa a chama para elevar o Forró internacionalmente como Patrimônio da Humanidade, destacando o ritmo como um índice de um povo que se espalhou pelo mundo, conduzindo uma cultura de superação e esperança através das artes. “Estamos construindo esse evento para que ele possa agregar nomes de nossa música, promover a economia e esse pensamento da gestão de colocar Riachão do Jacuípe no roteiro turístico do país. Tudo isso com parceiros de vários setores, como o artesanato, a dança, agricultura familiar e economia solidária”.