O livro A união faz a colcha propõe uma brincadeira em formato de pergunta: de onde vieram estes retalhos? Da sapatilha da bailarina, do pijama da menina, da faixa do padre, do paletó do compadre… E assim começa uma divertida procura pelos donos dos retalhos, um grupo diverso de pessoas com profissões, gêneros, jeitos e aparências diferentes.

O livro será lançado na 3° edição da Festa Literária Internacional de Praia do Forte (FLIPF), no sábado, dia 6 de agosto, às 17h. A publicação é de autoria de dois profissionais com backgrounds diferentes: Enéas Guerra, autor, designer, ilustrador e editor da Solisluna; e Antonio Miranda, publicitário, músico, ator e diretor de teatro. Guerra e Miranda se conheceram no começo da década de 1970 e logo se tornaram amigos e parceiros em diversos projetos. A ideia do livro “A união faz a colcha” surgiu em uma conversa casual e se desenvolveu ao longo de alguns anos. Ele conta uma história infantil usando a colcha de retalhos para apresentar de forma lúdica e divertida a importância da diversidade e diferentes ofícios na formação da sociedade.

Juntar para formar um todo

Os retalhos apresentados no livro são bem variados: coloridos, estampados; uns com cores fortes, outros com tons neutros; estampas conhecidas e outras bem imaginativas. As ilustrações são lúdicas e retratam com humor e graça os personagens apresentados. Ao decorrer da leitura, a criança acompanha a formação de uma colcha de retalhos que vem de lugares e pessoas diferentes, uma mistura linda, rica e colorida.

“O leitor vai formando aos poucos essa composição e conhecendo as diferentes profissões, o que mostra a criança esse sentido do plural. As diferenças, ao final, tem uma harmonia, cada pessoa tem o seu lugar na colcha. O livro desperta na criança a noção de sociedade” diz Enéas Guerra.

A leitura é recomendada para crianças a partir de 4 anos, mas pode ser feita e apreciada por todas as idades, inclusive pelos adultos que contarão a história para os pequeninos. “Eu tenho uma neta de dois anos que pede para mãe ler e ela decorou a música toda. Ela lê o livro de cabeça para baixo, de cabeça para cima, sozinha… Já vi outras crianças que adoram, rimam, ficam identificando a figura, começam a citar o que está sendo dito e até a

cantar”, conta Antonio Miranda.

Um dos diferenciais da publicação é que ele acompanha uma música autoral, que pode ser cessada com um QR Code, no final do livro.

“Quando o livro estava pronto, eu li o material e comecei a cantar. A melodia saiu de primeira. Falei com o meu diretor musical, André Tiganá, e ele fez o arranjo, colocou as vozes e a canção ficou pronta. Tudo é música, letra, melodia, harmonia e ritmo”, diz Miranda. Durante a FLIPF a Solisluna estará com os livros para venda no estande da editora no evento.

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro “A união faz a colcha”

Data e horário: 06/08, às 17h

Local: 3° edição da FLIPF, realizada na Praia do Forte, no Castelo Garcia D’ Ávila

Contatos: Solisluna 3369.2028 | 9964.4817

Antonio Miranda:98888.5767

Enéas Guerra: 99964.4839

www.solisluna.com.br