Por Redação – Foto Reprodução

Aos 80 anos de idade, Wilson Fittipaldi Júnior faleceu nesta sexta-feira (23), devido a complicações decorrentes de uma parada cardíaca ocorrida em dezembro, após um episódio de engasgo. O ex-piloto da Fórmula 1 era irmão mais velho do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi.

Wilsinho estava hospitalizado no Hospital Prevent Senior, localizado na Zona Sul de São Paulo, desde o Natal de 2023, no mesmo dia em que completou 80 anos. Segundo relato de sua esposa, Rita, o ex-piloto de Fórmula 1 engasgou-se com um pedaço de carne, o que resultou em uma parada cardíaca e sua subsequente internação, sendo entubado e mantido sob sedação. Após passar por uma traqueostomia, Wilsinho chegou a ser extubado e, em 16 de janeiro, foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um quarto do hospital.

Wilsinho veio ao mundo em uma noite especial de Natal, em 25 de dezembro de 1943. Influenciado pelo trabalho de seu pai, o “barão” Wilson Fittipaldi, conhecido por suas narrações sobre automobilismo, Wilsinho foi rapidamente cativado por esse universo. Na década de 70, ele ingressou na Fórmula 1.

Ao longo de sua carreira, Wilsinho competiu em três temporadas na principal categoria do automobilismo mundial: duas pela Brabham (1972 e 1973) e uma pela Copersucar (1975), durante a temporada inaugural da equipe brasileira fundada por ele e seu irmão, Emerson.