O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, atribuiu a liderança de Lula nas pesquisas de intenção de voto para a presidência aos grandes feitos do presidente de 2002 a 2010, que tiveram como principais marcas a retomada do crescimento e a redução da pobreza e desigualdade social no país.

“O baiano e o brasileiro reconhecem que Lula mudou o Brasil para melhor”, afirmou Éden, após publicação da pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, 17, que aponta larga vantagem de Lula contra Bolsonaro no 2o turno. De acordo com o levantamento, Lula ganharia de 56% contra 31% do atual presidente.

Enquanto as gestões de Lula foram marcadas pelo desenvolvimento, o governo Bolsonaro, em apenas dois anos à frente da presidência, foi responsável pela maior crise sanitária do país, em que morreram mais de 580 mil pessoas, pelo desemprego recorde de quase 15 milhões de brasileiros, a volta do Brasil ao mapa da fome, a alta da inflação e o aumento do preço dos alimentos, além do valor da gasolina.

Bahia – Na gestões petistas em que Jaques Wagner foi governador enquanto Lula era presidente, a Bahia deu início à revolução democrática e ao período de inclusão social, ao mesmo tempo que em começou a realizar grandes obras de infraestrutura, a exemplo do metrô, do Água Para Todos e o Luz Para Todos, dentre outros.

Nos quase 16 anos com as gestões do PT no estado, em que Rui Costa deu prosseguimento ao trabalho iniciado por Wagner, foram realizados grandes investimentos em saúde, com construção de 16 hospitais, 21 policlínicas regionais, fazendo o atendimento de saúde chegar ao interior do estado, com uma cobertura que se aproxima de 94% da população baiana. Na infraestrutura, foram mais de 15 mil KM de estradas recuperadas e na agricultura familiar, foram investidos mais de 1,2 bilhões em programas como o Bahia Produtiva e de Aquisição de Alimentos, que mudaram a vida dos agricultores familiares de diversas regiões da Bahia.

 

Ascom PT Bahia