Foto: Felipe Oliveira/Ecbahia

Por: Jailson Santos

Reapresentado oficialmente na manhã desta quarta-feira pelo Diretor de Futebol, Diego Cerri, o lateral-direito e meio-campista João Pedro é o novo reforço do Bahia para o restante da temporada do Campeonato Brasileiro. Com contrato até o final de 2020, o jogador já pode estrear contra o Palmeiras no próximo domingo, 11, às 16h na Arena Palmeiras.

João Pedro teve passagem pelo Palmeiras, esteve no Bahia em 2018 e foi jogar no Porto de Portugal. O atleta falou da importância da experiência de jogar fora do País e acrescentou que “evolução minha lá é tanto taticamente como fisicamente e o dia a dia também porque você vai pra um outro País, você aprende uma cultura totalmente diferente. Lá eu convivi com muitos atletas de outros países também e você pega uma cultura totalmente diferente, isso faz a pessoa evoluir muito como pessoa e também e como atleta…”

Perguntado porquê da escolha de retornar ao Bahia já que recebeu propostas de outros clubes, João Pedro disse que foi uma conversa entre ele e a família, e também porque teve a porta aberta pelo Tricolor Baiano no passado. “Eu tive uma passagem aqui, as pessoas que eu conheci aqui, o trabalho que eu tive aqui, e isso faz um… na hora da decisão tem um ponto positivo…”

Em relação ao treinador, João Pedro teve seu primeiro contato por telefone. Quando Roger Machado esteve à frente do Palmeiras, João Pedro já não atuava com a camisa do Palmeiras, mas enfatizou os elogios que ouviu de outros jogadores em relação ao trabalho do Técnico do Bahia.

“Como eu não cheguei a trabalhar porque quando ele teve lá no Palmeiras eu já tinha saído emprestado. Eu tive o contato com ele, ele já estava aqui no Bahia, por telefone a primeira vez e aqui a gente pôde conversar um pouquinho. Pelo pouco que eu pude conversar com ele, é uma grande pessoa, um grande profissional e pra qualquer outra pessoa que pergunta no meio do futebol, isso acontece muito, todos disseram muito bem dele. Fico muito feliz em poder trabalhar com um treinador desse nível, desse tamanho. É poder trabalhar e estar à disposição dele para o que ele achar melhor eu poder estar ajudando…” disse João.

Com Nino xodó da torcida do Bahia na lateral-direita, a disputa parece ser acirrada, mas João garante que vai conseguir espaço trabalhando e fez elogios a Nino Paraíba. “É uma grande pessoa, conheci ele aqui ano passado e é trabalhando, a gente vai no dia a dia e vai saber o que vai ser melhor…”

O treino:

Durante a manhã de atividades Roger Machado fez um treino tático, posse de bola e movimentação com o elenco. Novidades no campo foi a presença do meia Guerra e do zagueiro Elton, que treinaram parte física com o preparador físico Paulo Paixão. Já Lucas, Gregore e Gilberto foram poupados do treino e não desceram para incorporar ao grupo. Giovani também desceu para o campo e fez uma corrida; o jogador esteve no Departamento Médico tratando de dores no quadril. Com impedimento de atuar no próximo jogo contra o Palmeiras por questões contratuais, Artur dá lugar a Élber. Juninho também fica de fora pelo mesmo motivo.

João Pedro em coletiva de apresentação à imprensa