Quinze dias depois de o presidente Bolsonaro ter chamado os governadores do Nordeste de ‘paraíba’, com a ressalva a posteriori de que referia-se apenas a Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, e uma semana depois de ter recebido um chega pra lá do baiano Rui Costa no caso do aeroporto de Vitória da Conquista, os nove governadores nordestinos estarão juntos em Salvador nesta segunda-feira (29).

A agenda oficial é a consolidação do Consórcio do Nordeste, uma conjugação autorizada pelas assembleias de cada estado que permitirá ações conjuntas, como compra de medicamentos, realização de obras e principalmente a montagem de um Centro Integrado de Inteligência Policial, um avanço no combate ao crime organizado.

O jornalista Levi Vasconcelos, do jornal ATARDE,  avalia que a ideia do consórcio é boa, mas o melhor é o tempero. Segundo ele, para além das pendengas com os casos Flávio Dino e Rui Costa, tem o fato de que, no Nordeste, Bolsonaro perdeu em todos os estados e tem dito, segundo os próprios governadores, Rui Costa incluso, que vai olhar é para o Sudeste, onde ele venceu bem.

Finalizando, o colunista diz que embora o discurso comum seja um apelo em favor da priorização dos interesses coletivos independentemente dos humores da política, na prática os governadores nordestinos estão criando mecanismos para viabilizar suas administrações sem a ajuda federal.

Ou seja, não querem pagar para ver o que já esperam.

Comunicação integrada

Antecipando-se ao encontro dos mandatários de seus estados, os secretários de Comunicação do Nordeste se reuniram, neste domingo (28), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para apresentar ideias e propostas sobre comunicação digital e analógica para a região.

O evento teve como anfitrião o secretário de comunicação do Estado da Bahia, André Curvello, e consolidou a comunicação como estrutura fundamental para a concretização das estratégias e parcerias do Consórcio Nordeste, entidade que reúne todos os Estados da região e da qual o governador Rui Costa é o presidente.

da Redação com informações de Levia Vasconcelos – foto: SECOM/Governo de Pernambuco