Por Tereza Cruvinel, em seu blog:
Mau como um pica-pau, Temer faz maldades até quando diz estar fazendo bondades. Em julho, ele anunciou que o governo faria uma gentileza, permitindo que mulheres com 62 anos ou mais, e homens com 65 ou mais, sacassem os recursos do PIS-Pasep que só poderiam sacar, pela regra então vigente, aos 70 anos. E que, com isso, seriam injetados R$ 15,9 bilhões na economia, trombeteou o governo. Mas debaixo desta bondade, Temer enfiou uma maldade contra os aposentados, que ficaram com os recursos temporariamente bloqueados.
Para compreender: Em 23 de agosto, ele baixou a Medida Provisória 797, tratando do assunto, e ao definir as categorias que terão direito ao saque, incluiu os aposentados. Acontece que os aposentados SEMPRE tiveram direito de sacar o FGTS e o PIS-Pasep após a concessão da aposentadoria. Somente agora, dia 28 de setembro passado, o governo divulgou o calendário de saques, e nele estão as maldades. Este é o calendário:
A partir de 19 de outubro – Saque autorizado para homens com 70 anos ou mais.
Ora, estas pessoas sempre tiveram direito ao saque. O que o governo fez foi impedi-las de sacar seu dinheiro entre 23 de agosto de 19 de outubro.
A partir de 17 de novembro – Saque autorizado para homens e mulheres aposentados.
Veja a maldade. Até a edição da MP, em 23 de agosto, todo aposentados podia sacar seu Pis-Pasep. Agora, ficaram proibidos de fazer isso antes de 17 de novembro. Ou seja, o governo bloqueou o dinheiro deles por quase 3 meses.
E finalmente:
A partir de 14 de dezembro, saque autorizado para mulheres com mais de 62 anos e homens com mais de 65 anos.
Ou seja, a bondade anunciada em agosto, o saque antecipado para quem não tenha completado 70 anos, na verdade só será permitida no finalzinho do ano. O governo, a pretexto de liberar recursos para este grupo, reteve injustamente os recursos dos aposentados.
Mau como um pica-pau, Temer faz maldade até quando promete bondade.