Fechamento do Memorial Moraes Moreira foi divulgada pelo filho do artista | FOTO: Reprodução/Globo |

A homenagem ao artista, que seria realizada pela prefeitura municipal no São João, contrasta com a atitude de encerrar o espaço cultural.

Jornal da Chapada –No início da gestão do prefeito do município de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), o Memorial Moraes Moreira foi fechado. O espaço presta homenagem ao renomado artista brasileiro nascido na cidade da Chapada Diamantina, e foi inaugurado em 14 de agosto de 2020, durante a gestão do ex-prefeito Adalberto Alves Luz (PP). O memorial está situado na sede da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer do município e conta com um acervo da história natural, além de uma sala de valorização do esporte local.

A notícia do fechamento do Memorial Moraes Moreira foi divulgada pelo filho do artista, Davi Moraes, por meio das redes sociais. Essa postagem gerou indignação por parte dos moradores de Ituaçu. A moradora Socorro Colla expressou sua tristeza ao mencionar o fechamento do museu. Ela destacou que o espaço contava a história e exibia toda a obra de Moraes Moreira. O local era aberto ao público, organizado e cuidado com muito carinho e respeito. No entanto, logo após a atual gestão assumir, o museu foi fechado.

Outra pessoa que se manifestou foi Tereza Morais, familiar do artista baiano. “Como familiar e conterrânea, ao tomar conhecimento da referida homenagem, fiquei muito surpresa e ao mesmo tempo indignada pois essa mesma gestão que agora propõe a homenagem, não mediu esforços para acabar com uma verdadeira homenagem que Ituaçu fez ao seu filho, fechando o Memorial Moraes Moreira”.