Prefeitura intensifica testagem da população para inibir avanço da Covid-19 na capital

Foto: Reprodução/ Blog Gran Cursos

Somente em dezembro, foram realizados mais de 8,2 mil testes nas localidades com Medidas de Proteção à Vida, nas 43 unidades básicas de referência do Salvador Protege e nos cinco gripários

Com o aumento dos casos da Covid-19 em Salvador, a Prefeitura tem intensificado a oferta de exames para o diagnóstico da doença em toda cidade. A medida visa identificar rapidamente as pessoas infectadas pelo vírus para o encaminhamento imediato desse paciente ao isolamento social ou tratamento adequado na rede.

Somente em dezembro, foram realizados 8.229 testes para detecção do novo coronavíris nas localidades com Medidas de Proteção à Vida, nas 43 unidades básicas de referência do Salvador Protege e nos cinco gripários da capital. No total, 1.519 apresentaram diagnóstico positivo para a Covid-19.

“Salvador continua como uma das cidades que mais realizam a testagem no país. A ampliação do acesso aos exames visa identificar rapidamente os indivíduos infectados para quebrar a cadeia de transmissão do vírus com o encaminhamento do paciente para o isolamento social. Isso também auxilia de forma mais precisa o poder público no monitoramento da circulação do novo coronavírus na cidade”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

 

Gripários

A procura pelos serviços dos Gripários em Salvador aumentou de forma significativa nos últimos dias. Entre 1º e 09 de dezembro, as cinco unidades dedicadas exclusivamente para pacientes com sintomas gripais realizaram cerca de 4 mil acolhimentos. O grande volume de pessoas que tem buscado os serviços tem gerado um período mais elevado de espera dos pacientes.

Para minimizar a situação nessas unidades, o coordenador médico de Urgência e Emergência, Ivan Paiva, orienta que as pessoas que buscam os serviços para realização dos exames para detecção da Covid-19 com sintomas mais leves, se dirijam para uma das 43 unidades básicas de referência espalhadas pela cidade para apoio diagnóstico. A medida visa desobstruir a rede de emergência para priorizar o acolhimento aos pacientes que apresentam sintomas mais acentuados.

“Grande parte das pessoas que estão buscando os gripários e as UPAs apresentam quadro clínico leve. Esses pacientes podem se dirigir para uma unidade do Salvador Protege para fazer o teste rápido e receber as orientações da equipe de saúde. Isso vai garantir um acolhimento mais ágil para quem apresenta sintomatologia mais agravada”, pontuou Paiva.

Fonte: Ascom/ BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui