Por Redação – Foto Betto Jr./ Secom PMS

 

Para promover um avanço na inclusão social de pessoas com deficiência auditiva e visual, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e potencialidades desse público na cidade, a Prefeitura inaugurou nesta terça-feira (12) a Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador (Cacs). Localizado na Rua Torquarto Bahia, Edifício Amerino Portugal, no Comércio, o espaço vai realizar capacitações e garantir atendimentos em audiodescrição e Libras nos serviços públicos municipais.

A entrega da estrutura foi feita pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães. A iniciativa é fruto de um compromisso do planejamento estratégico da atual gestão, dentro do eixo Capital da Igualdade Social.

“No passado, não muito próximo, não existia nenhuma política nessa cidade voltada para as pessoas com deficiência, em especial aos surdos, cegos e de baixa visão. Hoje nós temos uma política institucionalizada e uma série de ações que viraram referência no Brasil. A central que entregamos nesta manhã era mais um compromisso. Esse local poderá formar anualmente 120 pessoas em audiodescrição e 200 pessoas em Libras, além de ter a capacidade de realizar 5 mil atendimentos nos serviços”, destacou Bruno Reis.

O prefeito aproveitou a ocasião para falar dos esforços do município em avançar nas políticas inclusivas, citando a ampliação de parcerias com as organizações sociais. Ele anunciou que um edital no valor de R$12 milhões será destinado para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que prevê ações para deficientes que integram essa faixa etária.