Professor Yuri Almeida aborda ética e inteligência de dados em evento da ABI

Por Redação – Foto Divulgação

Nesta quarta-feira, 13 de setembro, às 11h30, o jornalista e professor Yuri Almeida estará na Associação Bahiana de Imprensa (ABI), para uma conversa sobre ética em tempos de comunicação digital e inteligência de dados. O evento será exclusivamente online, com transmissão pelo Youtube da Associação.

Em mais uma edição do ciclo Temas Diversos, realizado pela ABI a cada reunião mensal da Diretoria Executiva, o painel vai discutir como a atividade jornalística é impactada pelo fenômeno do clickbait, deepfake, IA e outras inovações que têm transformado o fazer comunicacional.

O encontro faz parte da agenda “ABI, 93 anos vivendo a história do Brasil na Bahia”, que desde o dia 17 de agosto traz importantes diálogos sobre a área.

“Estamos vivendo uma das fases mais paradigmáticas da comunicação. A internet, os dados, os avanços tecnológicos e as novas formas de se comunicar trazem desafios e oportunidades para os profissionais da comunicação. Pretendo debater esse cenário e propor algumas reflexões sobre o tema”, adianta o criar do LabCaos, um hub especializado em marketing político, monitoramento e ciência de dados.

Yuri Almeida é mestre em Comunicação e Cultura (UFBA), especialista em Marketing (USP), Estratégia e Liderança Política (FESPSP), Psicologia Social e Antropologia (FAMEESP) e Jornalismo Contemporâneo (Unijorge).

Próximo encontro

A programação de aniversário da ABI será encerrada no dia 16 de setembro (sábado), com os dois painéis do quarto eixo temático – Cultura, democracia e diversidade. São eles “Diversidade nas Redações”, com Danila de Jesus, Jorge Gauthier, Matheus Lens; e “O PL das Fake News ameaça a democracia?”, com os deputados federais Orlando Silva, relator do PL das Fake News, e Jandira Feghali, relatora do PL sobre alterações na lei de direitos autorais.

O ciclo “ABI, 93 anos vivendo a história do Brasil na Bahia” conta com a produção de estudantes vinculados à Empresa Júnior de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, a Produtora Júnior.

A programação técnico-científica e cultural tem como parceiras incentivadoras as seguintes empresas e instituições: Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF, Suzano, Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, Governo do Estado da Bahia e o portal Bahia Notícias.