Por Redação – Foto Divulgação/EC Bahia

Com a chegada do técnico Dorival Júnior, a Seleção Brasileira reintegrou uma psicóloga à sua comissão técnica. Marisa Lúcia Santiago, profissional do Bahia, se juntou à equipe nacional nesta segunda-feira (18), em Londres.

Marisa ingressou no Bahia em setembro de 2023 e desde então tem acompanhado a equipe masculina profissional em suas atividades diárias. Com mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializada em psicologia, ela traz sua expertise para o clube.

O último psicólogo da Seleção Brasileira foi há uma década, durante o comando de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, quando Regina Brandão integrou a equipe técnica. Após a dolorosa derrota por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo do Brasil, contra a Alemanha, toda a comissão técnica foi dispensada.

Rodrigo Caetano, o novo diretor de seleções masculinas, revelou em uma coletiva que a reintegração da função foi decidida em conjunto com o presidente Ednaldo Rodrigues. Vale destacar que Marisa Santiago não será uma funcionária permanente da CBF, sendo convocada apenas para a data FIFA deste mês.

“O maior desafio é entender um pouco a cabeça dos jovens com cada um pensando de um jeito na rede social. A ideia da psicologia do esporte tem duas linhas mestra: uma com desempenho e resultado, performance, e a outra é a parte da saúde mental. É uma questão mundial e estamos aqui para ajudar da melhor maneira”, relatou Marisa.

No sábado (23), Brasil e Inglaterra se enfrentam às 16h (horário de Brasília), no estádio de Wembley, em Londres. Após o jogo, a delegação brasileira parte para Madri na terça-feira, dia 26, onde enfrentará a Espanha no estádio Santiago Bernabéu.