Por Redação – Foto Reprodução

 

Após sua reeleição nas eleições presidenciais no domingo (17), Vladimir Putin, presidente da Rússia, provocou alarme internacional ao declarar sua intenção de invadir mais regiões da Ucrânia, visando estabelecer uma “zona de tampão” para proteger as forças russas já presentes no território controlado de possíveis ataques de longo alcance e incursões ucranianas.

Em uma declaração feita na noite de domingo, Putin afirmou: “Seremos forçados, em algum momento, a considerar necessário criar uma espécie de ‘zona sanitária’ nos territórios controlados pelo governo ucraniano”. Essa proposta de zona tampão, segundo o líder russo, seria projetada para resistir a ataques estrangeiros das armas em posse dos ucranianos.

As declarações de Putin surgem em meio a um cenário de vitórias recentes das forças russas no campo de batalha. Relatos indicam que os ucranianos enfrentam escassez de munição e sinais de esgotamento entre seus soldados, em uma guerra que já se estende por mais de dois anos. Atualmente, a linha de frente do conflito abrange mais de mil quilômetros nas regiões leste e sul da Ucrânia.

A situação é agravada pelos ataques de longa distância conduzidos pela Ucrânia, que têm como alvo refinarias e depósitos localizados em território russo.

Desde que a invasão total não se concretizou, o líder russo tem mantido declarações vagas sobre seus objetivos na Ucrânia, aumentando a incerteza e a tensão na região.