Mais de R$84 mil em despesas para que a comunidade de Santa Cruz, em Salvador, tenha segurança pública durante os festejos do ‘Forró da Sucupira’, que acontece desta sexta (8) até o domingo (10). Foi após essa informação que o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) repudiou o tratamento do governo estadual com a tradicional festa da capital baiana. O edil soteropolitano pede atenção ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e considera a questão “como mais uma forma de preconceito com a população periférica” da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA).

“É um absurdo o que os moradores narraram para o nosso mandato esta semana. A comunidade tem que pagar para ter segurança pública? Não é assim que queremos uma gestão, a população tem que ter o mínimo de respeito. O secretário da SSP já liderou o processo para a festa acontecer, mas o comando local quer dinheiro para isso. Não tem como compactuar com uma coisa dessa. Vou acionar o MP do estado e cobrar uma intervenção urgente. Isso é mais uma forma de preconceito com os moradores do bairro e do complexo Nordeste de Amaralina, é racismo estrutural. O ‘Forró da Sucupira é tradição”, descreve Suíca.

O vereador petista disse que a informação precisa chegar ao governador Rui Costa (PT). Para Suíca, Rui não sabe o que se passa e, infelizmente, a situação precisa ser publicizada. Ele explica que a comunidade não tem condições de arcar com R$84 mil para segurança. “Temos que observar que a cultura na capital já é fragmentada, já existe uma divisão por causa dos valores absurdos dos shows, com a pandemia de covid, muitas das tradições foram evitadas, mas como houve São João em toda a Bahia, Santa Cruz também vai realizar seu festejo”, completa.

Ascom do vereador Luiz Carlos Suíca