Por Redação – Foto HANDOUT/QUEENSLAND POLICE SERVICE

 

Dez pessoas perderam a vida na Austrália em por conta das intensas tempestades que assolaram o leste do país durante a celebração do Natal, conforme anunciado pelas autoridades nesta quarta-feira (27). Além disso, mais de 90 mil famílias ainda enfrenta a escuridão devido à falta de energia.

Os estragos provocados pelas tempestades, que atingiram os estados de Victoria, Nova Gales do Sul e Queensland nos dias 25 e 26 de dezembro, foram catastróficos. Granizo de grandes proporções e chuvas torrenciais castigaram as regiões, enquanto ventos poderosos arrancaram telhados e derrubaram árvores, deixando comunidades inteiras em situação de emergência.

Três homens morreram durante a tempestade após um iate com 11 pessoas a bordo virou perto de Green Island, em Moreton Bay, segundo a comissária de polícia de Queensland, Katarina Carrol.

Segundo a polícia australiana, duas mulheres foram encontradas mortas perto da cidade de Gympie, cerca de 180 quilômetros ao norte da capital do estado de Brisbane, após terem sido arrastadas por bueiros inundados. Uma menina de nove anos foi encontrada morta após desaparecer em um esgoto pluvial no sul de Brisbane.

As autoridades alertaram que rios e riachos em rápida ascensão podem transbordar e inundar os acampamentos, que geralmente ficam lotados durante as semanas de Natal e Ano Novo.

Um homem foi encontrado morto em um acampamento em Victoria depois que as águas da enchente baixaram, afirmou a polícia. Acredita-se que ele estaria acampando com uma mulher, achada morta na terça-feira (26).

Duas pessoas foram mortas por queda de árvores.