Por Redação- Foto  Ministério do Interior da Espanha

 

A Guarda Civil da Espanha anunciou hoje a prisão de dois irmãos de nacionalidade brasileira sob a acusação de crimes de terrorismo e por manterem relações com o Estado Islâmico. As autoridades espanholas revelaram que os homens estavam envolvidos em um processo de radicalização, utilizando aplicativos de mensagem para promover e enaltecer atividades do grupo terrorista.

A investigação, que contou com a colaboração do FBI e da Polícia Federal do Brasil, identificou que os irmãos divulgavam atividades terroristas, manuais de preparo de explosivos, envenenamento, segurança cibernética e hacking. As autoridades realizaram buscas em uma residência associada aos detidos na cidade de Estepona, em Málaga, com o objetivo de recolher mais provas e esclarecer os fatos sob investigação.

Os dois homens permanecem detidos e foram colocados à disposição da justiça de Madrid. Até o momento as autoridades espanholas não divulgaram os nomes dos criminosos. Esta não é a primeira vez que a Espanha lida com casos de cidadãos brasileiros associados ao Estado Islâmico, relembrando o caso de Kayke Luan Ribeiro Guimarães, condenado em 2018 a 8 anos de prisão por afiliação ao mesmo grupo terrorista.