Barreiras: Sindicato acusa Câmara de permitir que servidores sem qualificação atuem na TV da Casa

Foto: Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV na Bahia (Sinterp) acusa a Câmara de Barreiras, Bacia do Rio Grande, de permitir que servidores do Legislativo, lotados em cargos administrativos, assumam atividades e funções na TV Câmara do órgão, fora dos termos da Convenção coletiva de trabalho dos Radialistas e da Lei 6615/1978 – que regulariza a profissão.

A entidade denunciou a situação ao Ministério Público do Trabalho (MPT), e atualmente existe uma notícia de fato em trâmite na Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região sobre a situação. Em documento encaminhado ao parquet no último dia 26 de maio, o Sinterp afirma que a gestão da Câmara Municipal que assumiu em janeiro deste ano interrompeu o contrato com a produtora Detalhes Filmes por “motivos não declarados”.

A empresa produzia vídeos para funcionamento da TV Câmara de Barreiras, com disponibilização de todos os equipamentos, softwares e profissionais necessários para a tarefa. Segundo o sindicato, o vínculo com a produtora foi interrompido sem que uma nova licitação para contratação de uma outra empresa, com o mesmo objetivo, ocorresse.

“Esta produtora possuía no seu quadro de contratados em média de 15 a 20  trabalhadores, todos com contratos de trabalho ativos e devidamente habilitados com seus Registros Profissionais conforme exige a Lei e CCT dos Radialistas, como salários, encargos sociais recolhidos devidamente. Tendo que demiti-los com o rompimento do contrato”, destaca Everaldo Santos Monteiro, coordenador do Sinterp.

Monteiro acrescenta que a Câmara seguiu, ao longo deste período, com a garantia de verbas publicitárias destinadas especificamente para as finalidades da comunicação, mesmo sem contrato algum com uma produtora. “Obviamente reduzindo drasticamente  seus custos operacionais com a contratação de uma produtora, com o número de profissionais reduzido e muito, mão de obra precária e desqualificada para o cumprimento dos serviços públicos prestados à sociedade de Barreiras”, opinou.

Antes de recorrer ao MPT, o sindicato cita que encaminhou notificação à Câmara, solicitando esclarecimentos a respeito da situação. A reportagem do BNews teve acesso a ao menos um destes documentos. Na ocasião, foi solicitado que o Legislativo de Barreiras apresentasse – em um prazo de dez dias – contrato de trabalho de todos os empregados com funções e remuneração, além de informações referentes à quantidade de pessoas que compõem a equipe e seus respectivos registros profissionais, entre outros pedidos.

O documento encaminhado ao parquet pelo sindicato trás em anexo um ofício enviado pela Câmara no último dia 5 de abril, e endereçado ao Sinterp. No texto, a Câmara ressalta que a nova administração da Casa estaria seguindo uma orientação nacional de “economia de custos”, em virtude da pandemia no novo coronavírus, e que o órgão passa por uma “transição administrativa e financeira” marcada pela transparência.

“Com tudo (sic), estamos no momento estruturando todo o sistema de comunicação da Câmara onde se encontrem Tv e Rádio e para o êxito do mesmo estamos fazendo a regularização devida o mais rápido possível que atenderá as exigências legais propícias para o pleno desenvolvimento das atividades citadas”, diz texto assinado pelo presidente da Casa, Otoniel Nascimento Teixeira; pelo diretor de Comunicação, Ronimarkes Mota; e pelo diretor da Tv Câmara, Georg Medeiros.

Outro Lado

BNews procurou a direção de Comunicação da Câmara de Barreiras no final da tarde da última sexta-feira (28) para buscar um posicionamento oficial da Casa sobre a situação. A reportagem questionou o motivo do contrato com a Detalhes Filmes ter sido encerrado, e como a Casa tem utilizado suas verbas publicitárias destinadas especificamente para as finalidades da comunicação.

Também indagamos se existe previsão para abertura de uma licitação com o intuito de  substituir a Detalhes Filmes, e quem atualmente está exercendo a produção de vídeos para funcionamento da TV Câmara de Barreiras.

Em resposta oferecida no final da manhã desta terça-feira (1º), a Direção de Comunicação da Câmara confirmou a veracidade do ofício datado de 5 de abril e destacou que a Câmara, em sua nova gestão, “já economizou mais de um milhão e meio de reais, preservando o erário da melhor forma possível”.

Também disse que tanto a Tv Câmara quanto a rádio – que não está “praticamente” operando neste momento – estará “atendendo todas as exigências” a partir do segundo semestre deste ano. A reportagem também questionou se a Câmara foi oficialmente procurada pelo MPT a respeito da notícia de fato, mas não obteve resposta até o momento.

Fonte: Bahia Municípios

18 COMENTÁRIOS

  1. Howdy, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just wondering if you
    get a lot of spam feedback? If so how do you protect against it, any plugin or anything you can suggest?
    I get so much lately it’s driving me crazy so any help is very much appreciated.

  2. This is very fascinating, You’re a very professional blogger.
    I’ve joined your rss feed and stay up for searching for extra of
    your excellent post. Additionally, I’ve shared your website in my social networks

  3. Hello, I think your website might be having browser compatibility
    issues. When I look at your website in Chrome, it looks fine
    but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, superb blog!

  4. Today, I went to the beach front with my kids. I found a sea shell
    and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell to her ear and screamed.

    There was a hermit crab inside and it pinched her ear.

    She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

  5. Good day! This post couldn’t be written any better! Reading this post reminds me of my good old room mate!

    He always kept chatting about this. I will forward this article to
    him. Fairly certain he will have a good read.
    Many thanks for sharing!

  6. Undeniably believe that which you said. Your favorite justification seemed to be on the net the simplest thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get irked while people consider worries that they
    just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top as well as
    defined out the whole thing without having side-effects
    , people can take a signal. Will likely be back to get more.
    Thanks

  7. Store round for a few options in your region, however don’t venture
    too far. Make a degree of shopping around. Considered one of the most important advantages
    of selling to a junk car buyer is the promise of fast money on your automobile.

    If you’re in an area with a number of junkyards close by, reap the benefits of the
    opportunity to fulfill with totally different patrons and discover the perfect deal.
    Don’t just take the first offer that comes your approach because you may have the ability to get a better
    supply somewhere else. But not all junkyards are the same.
    It is probably going that some locations will likely
    be more keen to offer you a great value than others.
    Junk automobile consumers wish to know they’re dealing with someone prepared and trustworthy.
    You could possibly get a quote extra quickly if you may provide the VIN
    quantity when you’re talking with a purchaser or filling out a form on their webpage.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui