No mês em que se comemora o dia de luta dos povos indígenas, o Rural Produtivo deste sábado (10) visita a Associação de Pescadores e Produtores Indígenas Tuxá, em Muquém do São Francisco. Em Serra do Ramalho, o programa vai acompanhar a produção de uma bala 100% natural feita à base de mel. Sempre aos sábados às 14h, o Rural Produtivo tem horário alternativo na segunda-feira, às 6h30, e na quinta-feira, às 20h.

Os indígenas da etnia Tuxá desenvolvem uma produção baseada na alternância de culturas na agricultura familiar. Cada família possui o seu pedaço de terra para o plantio e recebem assistência técnica por meio do projeto Bahia Produtiva. Os produtores trabalham de forma orgânica a partir de uma associação, localizada em Muquém do São Francisco, no Território Velho Chico, que abastece a região. Os associados projetam trabalhar a irrigação utilizando a energia solar, para minimizar o custo e reverter o dinheiro para outras produções.
Na Associação de Produtores Rurais da Agrovila a produção das balas de mel passou, em pouco tempo, a ser comercializada no Brasil e na África do Sul. O programa vai acompanhar o processo artesanal de produção do produto. A associação recebeu assistência técnica por dois anos e os produtores aprenderam técnicas de comercialização que contribuíram para a expansão do produto, presente na região há mais de 40 anos. Os telespectadores vão acompanhar ainda um pouco da história de Dona Ivonete, presidente da associação, que acompanhou muitas mudanças na região.
Ainda nesta edição, o programa vai exibir uma receita de cuscuz nutritivo, criada pela nutricionista Mary Lopes.
SERVIÇO:
Programa ‘Rural Produtivo’
Sábado (10), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h
Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline
Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

Assessoria de Comunicação SDR/CAR