Trinta jovens de bairros periféricos de Salvador que tiveram a oportunidade de participar de uma Formação Gratuita em Cinema através do Programa de Formação Cidade Alta – Cidade Baixa: A Gente Faz Cinema, irão exibir dois curtas metragens neste sábado durante a cerimônia de encerramento do projeto que foram beneficiados e que foi produzido pela Tenda Filmes.

Os curtas A Realidade não tiram férias e ISIS serão exibidos a partir de seis horas da tarde deste sábado, 10, no canal da Tenda Filmes no Youtube, https://www.youtube.com/channel/UCnXCacvPtkl4V0zC5WbJk7A, e foram totalmente elaborados pelos jovens que participaram da formação iniciada em fevereiro deste ano com um curso online de introdução às principais funções do audiovisual, 4 encontros virtuais sobre  oportunidades do mercado para iniciantes e um workshop de imersão com realização de dois curtas no gênero documentário.

 Em A Realidade não tira férias, três jovens relatam suas “férias” durante esta pandemia do novo coronavírus e falam da expectativa com a volta às aulas. Já em ISIS, os novos cineastas abordaram a relação entre Salvador e Luanda e as conexões entre as capitais da Bahia e de Angola.

O projeto que foi executado pela produtora Tenda dos Milagres contemplou alunos do ensino médio de escola pública e teve o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal com o objetivo de uma experiência afirmativa que deu ferramentas para que jovens pudessem se expressar cinematograficamente e serem autores, roteiristas, protagonistas, editoras e editores de suas próprias histórias.

Para Cecília Amado, uma das idealizadoras do projeto: “O audiovisual é sem dúvida a linguagem do século e os jovens têm o direito de aprender a ‘ler e escrever’ audiovisualmente para contar suas próprias histórias. Cidade Alta, Cidade Baixa acabou sendo uma imersão completa no universo  audiovisual para que esses jovens de Salvador pudessem dizer: ‘sim, a gente faz cinema!’”.

Em função da pandemia do novo coronavírus,  a Formação aconteceu de forma virtual para atender todos os protocolos de higiene e proteção contra a Covid-19. No entanto, os alunos contaram com todo suporte de uma equipe com vasta experiência no mercado audiovisual.

Cecília Amado destaca ainda que “O Programa de Formação Cidade Alta – Cidade Baixa: A Gente Faz Cinema tem potencial para ser ferramenta de transformação pessoal e empoderamento. E vai muito mais além, desperta a criatividade e o sentido de pertencimento, ensinando também uma profissão aos jovens”.

Sobre a Tenda dos Milagres

Produtora criativa que surge a partir do filme “Capitães da Areia” e da vontade de continuar dialogando com a infância, temas sociais e com a mulher contemporânea. Atuante no mercado audiovisual baiano desde 2012, reúne as roteiristas e diretoras Cecilia Amado e Jamille Fortunato e a produtora Karina Paz e está à frente das séries “Da Manga Rosa” (Cine Brasil TV) e “Toda Menina Baiana” (TVE) e dos longas “O Amor Dentro da Câmera” e “Edson Gomes – Reggae Resistência”. Na área de formação, começou com as Oficinas Infantis de Lençóis (2013) em parceria com Orlando Senna e realizou os projetos CINEMIN (2014), No Centro Tem Histórias  (2015) e o premiado Cinema e Sal (2015-17) onde foram produzidos 12 curtas realizados por  adolescentes de comunidades pesqueiras.