Havana, (Prensa Latina) Cuba deve concluir no início de 2021 os ensaios clínicos da Soberana 01, uma vacina candidata contra a Covid-19, doença que hoje atinge o mundo e causa milhares de mortes todos os dias em todo o mundo.

O Centro de Controle Estadual de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed) aprovou a submissão para estudos de Fase I / II de medicamento profilático contra o coronavírus SARS-CoV-2, desenvolvido pelo Finlay Vaccine Institute.

Este processo terá início em 24 de agosto e terminará em 11 de janeiro de 2021, segundo o site do Registro Público de Ensaios Clínicos de Cuba.

A pesquisa para o desenvolvimento do imunizante abrange 676 pessoas entre 19 e 80 anos e será realizada de ‘forma randomizada, controlada, adaptativa e multicêntrica com o objetivo de avaliar a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade do candidato em esquema de duas doses’ .

De acordo com a publicação, o resultado desse ensaio estaria disponível no dia 1ú de fevereiro para publicação no dia 15 do mesmo mês.

No dia anterior, o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, confirmou o andamento do projeto cubano e mostrou-se confiante na resposta da ciência nacional para evitar a propagação do novo coronavírus.

Anteriormente, o chefe de estado destacou a importância de ter sua própria droga contra a Covid-19, mesmo que outras nações tenham a sua, por questão de soberania.