foto

Em Abaíra, nos dias 21 e 24 de setembro acontecem os shows gratuitos e nos dias 22 e 23 são eventos pagos | FOTO: Montagem do JC |

 

A Chapada Diamantina já é bastante conhecida por suas belezas naturais e agora conquista mais um espaço como alternativa para grandes festivais neste segundo semestre. Esses eventos de música de diferentes estilos se aliam às trilhas e caminhos para cachoeiras, grutas, rios e paisagens de tirar o fôlego. Lençóis, Abaíra, Mucugê, Iramaia são algumas das cidades que se destacam com eventos musicais gratuitos. Antes, no último mês de agosto, por exemplo, aconteceu o Festival de Igatu (veja como foi), evento já tradicional no calendário de festas da região chapadeira. Sem falar na Feira Literária de Mucugê (Fligê – leia mais aqui) que tomou a cidade com atividades com escritores e também com pequenas apresentações musicais.

Festival da Cachaça

Neste mês de setembro terá mais festivais. O único pago será na edição de 2017 do Festival de Cachaça em Abaíra (confira aqui), que acontece nos dias 21 e 24 com programação dividida em duas partes. A paga será nos dias 22 e 23 de setembro, no Club Social, com as apresentações de Léo Santana, Raneychas, Marlus Viana no dia 22; e Solange Almeida, Zanzibar e André e Mauro no dia 23. Na parte gratuita do evento, nos dias 21 e 24, na Praça de Eventos, se apresentam ‘Hot Xote’, ‘Itamar e Grupo Vira e Mexe’ e ‘Caviar com Rapadura’, no dia 21 e no dia 24 será a vez das bandas Vingadora, Madeirada do Arrocha e Orlando Nascimento.

 

foto56

A norte-americana de voz potente, Michaela Harrison, o instrumentista Egberto Gismonti e a banda Pirombeira são atrações do festival que acontece nos dias 22 e 23 de setembro | FOTO: Montagem do JC 

Festival de Jazz do Capão

Ainda em setembro, a Chapada Diamantina também recebe turistas para o Festival de Jazz do Capão (leia mais), que acontece entre 22 e 23, e é um dos eventos mais aguardado do público que gosta de boa música e da natureza. Entre os nomes está o do instrumentista consagrado nacionalmente, Egberto Gismonti. Ele se apresenta na sexta-feira (22), quando também se apresentam Candombá Blues Dab, Jonga Lima e Cassio Nobre, e o grupo Pirombeira.

Já no sábado (23) será a vez das apresentações de Ubiratan Marques Àse Ensemble, Quintetrio (Tributo ao Samba Jazz) e da norte-americana de voz potente, Michaela Harrison. “Esse ano eu quero ir para o festival de jazz. Mesmo em cima da hora vou dar um jeito com meu marido para irmos de bate e volta. É sempre recompensador”, salienta a psicóloga que mora em Salvador, Laura Alícia Silva Côrtes.

 

 

capa

Na programação, além de Targino, estão ainda nomes como o de Genival Lacerda, Estakazero, Tato do Falamansa, Jô Miranda, João Lacerda, Cezzinha e artistas locais | FOTO: Montagem do JC |

Festival de Forró

Dando sequência, a Chapada Diamantina vai abrigar em outubro o primeiro Festival de Forró. Isso mesmo, e será em Mucugê (leia no site) entre os dias 12 e 14. Mesmas datas do Festival de Lençóis, evento tradicional que corre o risco de não acontecer por falta de patrocínio (veja aqui). A grade de programação dos forrozeiros já foi divulgada e circula pelas redes. O Jornal da Chapada divulgou a lista de atrações completa que terá o som do idealizador do festival, Targino Gondim todos os dias. Além de Targino, estão ainda Genival Lacerda, Estakazero, Tato do Falamansa, Jô Miranda, João Lacerda, Cezzinha, Mestrinho, Zelito Miranda, Renato Borghetti e artistas locais.

 

foto56Tierry, Adão Negro, Guettho é Guettho, Bonde do Malandro, Boteco de Luxo, Oz Malaz do Forró, Rey na Kikadinha e Kobra Kriada se apresentam em Iramaia | FOTO: Montagem do JC |

O Festival de Forró vai ter oficinas de sanfona, aulas de dança e a Rural Elétrica. Toda a programação é gratuita. Não vai faltar oportunidade nem variedade, isso sem contar nos eventos regionais como festas de vaqueiros, festivais de cachaça e tantas outras festas que movimentam a região, como a Festa da Gruta (veja aqui), no município de Iramaia, nos dias 6 e 7 de outubro. Promovido pela Câmara e pela prefeitura local, o evento contará com a apresentação de artistas de diferentes estilos.

Estão confirmados o cantor Tierry, a banda Adão Negro, além de Guettho é Guettho, Bonde do Malandro, Boteco de Luxo, Oz Malaz do Forró, Rey na Kikadinha e Kobra Kriada. Apesar da expectativa dos amantes do reggae, o Vale do Capão, no município de Palmeiras, não receberá este ano a edição do seu Festival de Reggae ‘Nós Somos o Mundo’. A organização do evento publicou em suas redes sociais que o evento não acontecerá.

Jornal da Chapada