Por Redação – Foto Serguei Bobiliov/AFP

Nesta terça-feira (7), Vladimir Putin iniciou seu quinto mandato no Kremlin, reiterando a disposição da Rússia para o diálogo com o Ocidente, mas ressaltando a necessidade de escolher entre cooperação e conflito.

Apesar de referir-se ao poderio militar russo e defender conversas em pé de igualdade, Putin adotou um discurso moderado no Salão de Santo André, contrastando com suas ações anteriores.

Na véspera, Putin intensificou as tensões com o Ocidente, ameaçando retaliar alvos militares britânicos e ordenando exercícios nucleares em resposta às propostas francesas de enviar tropas à Ucrânia, país invadido em 2022.

Os países da Otan, em sua maioria, se abstiveram do evento, enquanto Putin enfatizava a importância da unidade nacional e a cooperação com parceiros durante sua breve declaração após o juramento presidencial.

Embora tenha mencionado “sérios desafios” à frente, Putin não detalhou mudanças na política econômica, enquanto personalidades como Steven Seagal e o patriarca ortodoxo russo, Cirilo, marcaram presença no Kremlin.