As Forças Armadas da Síria iniciaram, nesta quinta-feira (29), uma operação para neutralizar grupos terroristas que se recusam a depor as armas na cidade de Daraa, no sul do país, informou uma fonte militar síria à Sputnik.

Conforme relata a fonte, a operação em curso deverá consistir de vários passos para que se possam reiniciar as negociações de paz.

“O Exército sírio lançou uma operação militar poucas horas após a violação dos acordos que haviam sido alcançados entre as autoridades, e mediados por órgãos competentes, representantes de certos grupos e anciãos de Daraa al-Balad [centro antigo da cidade]. Os acordos implicavam que os grupos armados naquele distrito deporiam as armas e passariam pelo procedimento de reabilitação”, explicou a fonte.

De igual modo, fontes locais em Daraa contaram à Sputnik que o governo colocou presença militar extensiva na cidade. Dezenas de tanques, equipamento blindado, artilharia e centenas de soldados foram enviados para o local. 

No início do dia, militantes em Daraa dispararam foguetes contra trabalhadores do Crescente Vermelho que estariam prestando ajuda aos habitantes locais, mas não foi reportada nenhuma vítima.

Fonte: Sputnik Brasil